Ementa/Descrição: |
Abordagem das concepções educacionais, dos princípios sócio-filosóficos e suas correntes analíticas
de pensamento. Teorias sociológicas da educação. Principais autores: Comte, Durkheim, Max Weber, Gramsci,
Bourdieu e Florestan Fernandes. A sociologia e suas relações com a Educação. O estudo da sociedade e sua
influência sobre o sistema educacional. Sociologia, Filosofia, Educação e Sociedade: a escola como agente de
transformação social e como agente de reprodução das relações de poder. Teorias filosóficas da educação. A filosofia da educação e sua importância na compreensão dos modos de agir do ser humano. Correntes
filosóficas nos contextos históricos: antiguidade, medievo, modernidade e contemporaneidade e suas relações
com a educação. Algumas tendências pedagógicas e o olhar filosófico. Filosofia, educação e prática docente.
Filosofia do cotidiano escolar e a prática docente. Filosofia, Educação e Sociedade. Ética e moral, e suas
influências na prática pedagógica. O método científico: conceituação e etapas. A filosofia na escola. Ética.
Fundamentos sociológicos e filosóficos e educacionais das relações entre educação e sociedade. |