Universidade Federal do Cariri Juazeiro do Norte, 19 de Setembro de 2024


Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PRODER/CCAB/UFCA (11.15.06)
Código: PLE0017
Nome: EPISTEMOLOGIA E MÉTODOS DE PESQUISA
Carga Horária Teórica: 64 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 64 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Conhecimento e níveis de conhecimento. O fundamento epistêmico das ciências: a abstração cognitiva. Alcances e limites do método científico. Os delineamentos de pesquisa. A relação leis/teorias e o método científico. Os principais métodos de investigação (de abordagem e de coleta).
Referências: ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith e GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitalitva. São Paulo: pioneira, 1998. ANDERY, Maria Amália et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Espaço e tempo, 1994. BECKER, H. Métodos de pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Hucitec. 1993. CARVALHO, Maria Cecília M. de (Org.). Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 3. ed. Campinas: Papirus, 1991.CIRNE-LIMA, Carlos. Dialética para principiantes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996. DEMO, P. Metodologia científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1981. FEIJÓ, Ricardo. Metodologia e filosofia da ciência. Aplicação na teoria social e estudo de caso. São Paulo: Atlas, 2003. GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Tradução Vera Mello Joscelyne. Petrópolis-RJ: Vozes, 1997. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo, Atlas, 1995. GONDIM, Linda Maria Pontes (org.). Pesquisa em ciências sociais: o projeto de dissertação de mestrado. Fortaleza: EUFC, 1999. (Série Percursos) HAGUETTE, Teresa Ma. Frota. Metodologias qualitativas na sociologia. 3ª Ed (rev. e ampl.) Petrópolis: Vozes, 1992. KERLINGER, Fred. Metodologia de pesquisa em ciências sociais. EPU, São Paulo, 1980. KOCHE, J.C. Fundamentos de metodologia científica. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. KRASILCHIK, Myriam, PONTUSCHKA, Nídia Nacib (coord.) e RIBEIRO, Helena (edição). Pesquisa ambiental. Construção de um processo participativo de educação e mudança. São Paulo: Ed. USP, 2006. KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1978. LAKATOS, Eva e MARCONI, M. A. Técnicas de pesquisa. SP, Atlas, 1999. MATURANA, Humberto e REZEPKA, Sima Nisis. Formação humana e capacitação. 4ª Ed. Trad. Jaime A. Clasen. Petrópolis-RJ: Vozes, 2003. MINAYO, Ma. Cecília de S. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 7a. Ed. Coleção Temas Sociais. Petrópolis-RJ: Vozes, 1994. OLIVA, A. (org.). Epistemologia: a cientificidade em questão. Campinas: Papirus, 1990. SELLTIZ, C. et al. Métodos da pesquisa nas relações sociais. São Paulo: EPU, 1987 MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. 9. Ed., Campinas: Papirus, 2003. MORIN. Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro; Bertrand Brasil, 2000.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
GAP7077 - EPISTEMOLOGIA E MÉTODOS DE PESQUISA

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