Universidade Federal do Cariri Juazeiro do Norte, 19 de Setembro de 2024


Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (11.14.11)
Código: PPGCS0012
Nome: ESTÁGIO EM DOCÊNCIA
Carga Horária Teórica: 32 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 32 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Participação em aulas de graduação, treinamento de estagiários de iniciação científica e outras atividades correlatas a critério e acompanhamento da Comissão de Acompanhamento, com supervisão do orientador e com a presença do professor responsável pela disciplina.
Referências: Bibliografia 1. OLIVEIRA, J. B. A.; CHADWICK, C. Aprender e Ensinar. 6ª ed. Belo Horizonte: Alfa educativa, 2004  2. GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo:Atlas,2006 3. BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-Aprendizagem. 26ªed. Petrópolis: Vozes, 2005 4. LIBÂNEO, J. C. Didática.São Paulo: Cortez 1997.  5. LOWMAN, J. Dominando as técnicas de ensino. São Paulo: Atlas,2004  6. MAMEDES, S.; PENAFORTE, J.; SCHIMIDT, H. et al. Aprendizagem baseada em problemas: anatomia de uma nova abordagem educacional.Fortaleza : HUCITEC,2001.  7. MARCONDES, E.; GONÇALVES, E. L. Educação Médica.São Paulo: Sarvier. 1998. 8. CASTANHO, M. E. Professores de Ensino Superior da área da Saúde e sua prática pedagógica. Interface - Comunic, Saúde, Educ, v.6, n.10, p.51-62, 2002. 9. BATISTA, N. A.; BATISTA, S. H.; ABDALLA, I. G. Ensino em Saúde: visitando conceitos e práticas. Ed. Arte e Ciência, 2005.  10. ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L.P. Processos de Ensinagem na Universidade - 7ª Edição, Joinville, SC: Editora Univille, 2003, 145 p.  11. DALBEN, Â. I. L. F.; et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. 870p.

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - --------- | Copyright © 2006-2024 - UFCA - sig05-prd-jne.ufca.edu.br.sig5 v4.8.7_s.28 19/09/2024 21:08