Universidade Federal do Cariri Juazeiro do Norte, 20 de Setembro de 2024


Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA (11.13.05)
Código: PPGB0002
Nome: INTRODUÇÃO AO PATRIMÔNIO CULTURAL
Carga Horária Teórica: 64 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 64 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: As múltiplas concepções de patrimônio cultural; Patrimônio, memória e identidades; Patrimônio e Ciência da Informação; Patrimônio Material e Imaterial; O Brasil e o patrimônio: as missões folclóricas, o Modernismo, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a trajetória das políticas de patrimonialização; Paisagem Cultural; Indústria cultural e turismo no século XXI; Educação patrimonial.
Referências: Bibliografia Básica CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade: UNESP, 2011. SOARES, Igor de Menezes; SILVA, Ítala Byanca Morais da (orgs.). Cultura, política e identidade: Ceará em perspectiva. Vol. I. Fortaleza: Iphan, 2014. OLIVEIRA, Lúcia Lippi. Cultura é patrimônio: um guia. Rio de Janeiro: FGV, 2008. Bibliografia CHUVA, Márcia; NOGUEIRA, Antonio Gilberto Ramos (orgs). Patrimonio Cultural: políticas e perspectivas de preservacao no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012. COSTA, Flávia Roberta. Turismo e patrimônio cultural: interpretação e qualificação. 2a ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo/Edições Sesc São Paulo, 2014. FUNARI, Pedro Paulo Abreu & PELEGRINI, Sandra de Cássia Araújo. Patrimônio histórico e cultural. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. LONDRES, Cecília. O patrimônio cultural na formação das novas gerações: algumas considerações. In. TOLENTINO, Átila Bezerra (Org.). Caderno temático de educação patrimonial 2 - Educação Patrimonial: reflexões e práticas. João Pessoa: Superintendência do Iphan na Paraíba, 2012, p. 14-21. POULOT, Dominique. Uma história do patrimônio no ocidente. 1a ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2009. SOARES, Igor de Menezes; SILVA, Ítala Byanca Morais da (orgs.). Sentidos de devoção: festa e carregamento. Fortaleza: IPHAN, 2013.

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - --------- | Copyright © 2006-2024 - UFCA - sig05-prd-jne.ufca.edu.br.sig5 v4.8.7_s.28 20/09/2024 07:47