Universidade Federal do Cariri Juazeiro do Norte, 19 de Setembro de 2024


Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA (11.13.05)
Código: PPGB0011
Nome: MÍDIAS DIGITAIS PARA AMBIENTES DE INFORMAÇÃO
Carga Horária Teórica: 64 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 64 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Contextualiza o conceito de mídia digital e dispositivos moveis aplicados aos contextos das bibliotecas. Web 2.0 e as redes sociais. Ferramentas da biblioteca 2.0. Perfil do bibliotecário 2.0. Perfil do usuário 2.0. Usos e aplicações dos dispositivos móveis em bibliotecas
Referências: AGUIAR, G. A. Uso das ferramentas de redes sociais em bibliotecas universitárias: um estudo exploratório na UNESP, UNICAMP e USP. 2012. 184 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. AGUIAR, G. A.; SILVA, José F. M. As bibliotecas universitárias nas redes sociais: Facebook, Orkut, Myspace e Ning. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16. SNBU, 2010, Rio de Janeiro-RJ. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. ALMEIDA, R. L. Disseminação de conteúdos na Web: a tecnologia RSS como proposta para a comunicação científica. 2008. 192 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília. 2008. ANFINNSEN, S.; GHINEA, G.; DE CESARE, S. Web 2.0 and folksonomies in a library context. International Journal of Information Management, v. 31, n. 1, p. 63-70, 2011. ARAÚJO, P. C. O blog “na era da informação” como ferramenta de compartilhamento de informação, conhecimento e para a promoção profissional. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 15, n. 1, 2009. ARROYO-VÁZQUEZ, Natalia; MERLO-VEGA, José A. La biblioteca como usuaria de la Web 2.0. In: JORNADAS ESPANÕLAS DE DOCUMENTACIÓN, 10., 2007, Santiago de Compostela, (España). Actas... Madrid: FESABID, 2007. BLATTMANN, U.; SILVA, F. C. C. Colaboração e interação na web 2.0 e biblioteca 2.0. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 191-215, 2007. CALIL JUNIOR, A.; CORRÊA, E. C. D.; SPUDEIT, D. O uso das mídias sociais nas bibliotecas brasileiras: análise dos trabalhos apresentados no SNBU e CBBD. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis-SC. Anais eletrônicos... Florianópolis : UFSC, 2013. GARCIA GIMENEZ, D. Redes sociales: posibilidades de Facebook para las bibliotecas públicas. Bid textos universitaris de biblioteconomía i documentación, [s.v.], n. 24, 2010. GÓMEZ AGUILAR, M.; ROSES, S.; FARIAS BATLLE, P. El uso académico de las redes sociales en universitários. Comunicar Revista Científica de Educomunicación, v. 19, n. 38, p. 131-138, 2012.

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - --------- | Copyright © 2006-2024 - UFCA - sig03-prd-jne.ufca.edu.br.sig3 v4.8.7_s.28 19/09/2024 23:48