Referências: |
ARANTES, P. et all. (Org.). A Filosofia e seu ensino. Petrópolis, RJ: Vozes; São Paulo:
EDUC, 1995. (Série eventos)
CERLETTI, A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Tradução de Ingrid
Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2009. (Coleção Ensino de Filosofia)
FÁVERO, A. A.; CEPPAS, F.; GONTIJO, P.; GALLO, S.; KOHAN.W. (Org.). O ensino
de filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais. Cadernos Cedes, Campinas, vol.
24, n. 64, p. 257-284, set. dez., 2004.
FÁVERO, A. A.; RAUBER, J. J.; KOHAN, W. O. (Org.). Um olhar sobre o ensino de
filosofia. Unijuí: Editora UNIJUÍ, 2002.
GALLO, S.; CORNELLI, G.; DANELON, M. (Org.). Filosofia do ensino de filosofia.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
________________. Ensino de filosofia: teoria e prática. Ijuí: UNIJUÍ, 2004.
2
GELAMO, R. P. O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o
filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia? São Paulo: Cultura Acadêmica,
2009.
KOHAN, W. O. (Org.). Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: Lamparina,
2008.
KOHAN, W. O. (Org.). Ensino de Filosofia: perspectivas. Belo Horizonte: Autêntica,
2002.
LORIERI, M. A. Filosofia: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
MATOS, J. C. A formação pedagógica dos professores de filosofia: Um debate, muitas
vozes. São Paulo: Loyola, 2013.
MURCHO, D. A natureza da filosofia e o seu ensino. Lisboa: Plátano, 2002.
NETO, H. N. (Org.). O ensino da filosofia no 2o grau. São Paulo: SEAF/Sofia, 1986.
RANOVSKY, A. Filosofía del Docente Filósofo. Buenos Aires: Colisión Libros, 2011.
(Colección Escollos, Pensamiento)
SILVEIRA, R. J. T.; GOTO, R. A. (Org.). Filosofia no ensino médio: temas, problemas
e propostas. São Paulo: Edições Loyola, 2007.
________________. A filosofia e seu ensino: caminhos e sentidos. São Paulo: Loyola,
2009. |