Universidade Federal do Cariri Juazeiro do Norte, 20 de Setembro de 2024


Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (11.11.32)
Código: PROF-FI0004
Nome: FILOSOFIA NA SALA DE AULA
Carga Horária Teórica: 64 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 64 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: O objeto da disciplina são as atividades de filosofia na educação básica. Tal objeto é abordado, de um lado, por meio da apresentação, contraposição e debate dos procedimentos e estratégicas metodológicas utilizados em sala-de-aula pelos professores-cursistas e, de outro, de estudos teóricos que configurem práticas inovadoras, de modo a conduzir à compreensão crítica e aprofundada do tema.
Referências: FOLSCHEID, Dominique; WUNENBURGER, Jean-Jacques. Metodologia filosófica. São Paulo: Martins Fontes, 1997. GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas, SP: Papipurs, 2012. KOHAN, Walter O. (Org.). Políticas do ensino de filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. LEOPOLDO E SILVA, Franklin. História da filosofia: centro ou referencial?. In: NIELSEN NETO, Henrique (Org.). O ensino da filosofia no 2º Grau. São Paulo: Sofia Editora SEAF, 1986. MARÍAS, Julián. História da filosofia. São Paulo: Martins Fontes. 2004. p. 7 NOVAES, José Luís Correa; AZEVEDO, Marco Antonio Oliveira (Orgs.). Filosofia e seu ensino: desafios emergentes. Porto Alegre: Sulina, 2010. PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999. _______. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000. PIOVESAN, Américo e outros (Orgs.). Filosofia e ensino em debate. Ijuí: Unijuí, 2002. RODRIGO, Lidia Maria. Filosofia na sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas: Autores Associados, 2009. SAVATER, Fernando. As perguntas da vida. São Paulo: Martins Fontes, 2001. SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, ideologia e contra-ideologia. São Paulo:EPU, 1986. _______. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - --------- | Copyright © 2006-2024 - UFCA - sig03-prd-jne.ufca.edu.br.sig3 v4.8.7_s.28 20/09/2024 05:53