O Curso de Especialização lato sensu em Economia Solidária, Inovação e Gestão Social (EESIGS) é oferecido gratuitamente, na modalidade EaD, contando com o suporte no Polo de apoio presencial, com duração de 18 (doze) meses e carga horária de 368 horas, que incluem cumprimento de créditos e elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com aulas online (Plataforma virtual disponibilizada pela universidade e pelo Ateliê de Humanidades) durante todo o período do curso.
As disciplinas e atividades serão ministradas por professores/as, pesquisadores/as, especialistas, gestores/as e profissionais dos empreendimentos de economia solidária, do Brasil e da França.
O português será a língua oficial do curso, tendo tradução das aulas e dos conteúdos elaborados pelos professores estrangeiros.
Os/as estudantes serão acompanhados por tutores durante 15 meses, desde o começo do curso até a entrada em cena dos/as orientadores/as nos meses finais do curso.
Todos/as estudantes selecionados/as receberão sem custo um kit composto por 5 livros que serão de leitura obrigatória:
. A fábrica da emancipação: repensar a crítica do capitalismo a partir das experiências democráticas, ecológicas e solidárias, de Jean-Louis Laville e Bruno Frère;
. Uma economia para a sociedade: terceiro setor, economia social, economia solidária, de Jean-Louis Laville
. Solidariedade e organizações: pensar uma outra gestão, de Genauto Carvalho de França Filho e Philippe Eynaud
. Políticas da dádiva: associação, institucionalidade, emancipação, de Paulo Henrique Martins
. Segundo manifesto convivialista, da Internacional Convivialista
Estas cinco obras têm como autoria docentes do curso EESIGS e pesquisadores de referência associados aos temas principais do curso.
Coordenação pedagógica:
Waléria Maria Menezes de Morais Alencar (LIEGS/CCSA/UFCA)
Coordenação científica:
Jeová Torres Silva Júnior (LIEGS/CCSA/UFCA)
Coordenação interinstitucional:
Jean-Louis Laville (CNAM-Paris)
A estrutura do curso EESIGS é composta de cinco grupos de componentes curriculares.
Economia e sociedade (16h/a)
Solidariedade e gestão (16h/a)
Gestão, inovação, economia plural e ação política (16h/a)
Políticas públicas de economia solidária (8h/a)
Marco legal da economia solidária (8h/a)
A componente de disciplinas optativas tem como propósito agrupar disciplinas do curso EESIGS em um módulo unificado com conteúdos de temáticas mais específicas e diversificadas. A linha pedagógica adotada neste componente é privilegiar mais conteúdos práticos e aplicados.
Comunicação e promoção na economia solidária (8h/a)
Economia solidária e desenvolvimento territorial (8h/a)
Economia solidária e transição ecológica (8h/a)
Finanças solidárias (8h/a)
Formas e significados do trabalho na economia solidária (8h/a)
Gestão social (8h/a)
Incubação de empreendimentos solidários (8h/a)
Intervenção social (8h/a)
Inovação e tecnologia social (8h/a)
Métodos de educação popular e pedagogia da autogestão (8h/a)
Plataformas digitais cooperativas (8h/a)
Produção agropecuária solidária, coletiva e familiar (8h/a)
Turismo comunitário, turismo social e turismo solidário (8h/a)
Economia criativa, projetos culturais coletivos e emancipação (8h/a)
Na junção da especificidade temática com conteúdos mais práticos e aplicação aos interesses dos/as estudantes, estes/as podem selecionar 04 disciplinas optativas no elenco das disciplinas ofertadas para compor um módulo único de 32h/a.
A terceira componente é dedicada à preparação e à apropriação de conteúdos, com apoio tutorial, visando o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), o apoio à pesquisa de desenvolvimento social e ao fomento de intervenções aplicadas em tecnologias sociais. Serão trabalhados os desenhos metodológicos que apoiem os TCC e serão tratadas também as formas de enquadramento dos conteúdos das disciplinas das duas componentes anteriores aos projetos de pesquisa e práticas dos/as estudantes.
A quarta componente do curso compreende 112 h/a de atividades direcionadas à implementação de conteúdos metodológicos de pesquisa aplicada no TCC. Estas horas também contabilizam os momentos de acompanhamento do desenvolvimento do TCC.
É o componente dedicado a:
. Desenho metodológico orientados a projetos de pesquisa e intervenção;
. Aproximação e apropriação dos conteúdos teóricos e de pesquisa com o campo da prática.
A qualificação e a apresentação do TCC poderão acontecer a qualquer momento a partir do décimo sexto mês de curso, até mesmo em paralelo com as atividades gerais da quarta componente.
O TCC envolverá duas atividades: produção textual e produção multimídia.
TCC em formato escrito
Os TCC serão elaborados sob um dos três seguintes formatos escritos:
Para os TCC escritos será editado um livro coletivo, publicado pelo Ateliê de Humanidades, com até 12 melhores trabalhos a partir do aprofundamento do conteúdo do curso.
Produção multimídia dos conhecimentos produzidos
O TCC deverá ser acompanhado por outros produtos audiovisuais para fomentar a difusão do conhecimento gerado.
Com o suporte do Ateliê de Humanidades, serão produzidos vídeos e podcasts com os estudantes, tendo o propósito de exercitar a apropriação dos conteúdos tratados ao longo do curso e a exposição coletiva sobre os TCC em construção ou finalizados.
Para que o curso possa alcançar mais do que os estudantes e seja capaz de promover a aplicação dos conhecimentos discutidos e co-criados na ESIGS para o desenvolvimento social e o fomento às tecnologias sociais, os TCCs estarão disponíveis em formato de livro impresso e através de mídia digital escrita (os TCCs em si, os vídeos e os podcasts).
O material produzido no curso ESIGS, principalmente os textos, vídeos e podcasts dos TCC, estarão disponíveis para acesso na plataforma do Ateliê de Humanidades.