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Dissertações |
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ANTONIO ANDERSON PINHEIRO
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A MATEMÁTICA ATRAVÉS DO TATO: UTILIZANDO OS SOFTWARES GEOGEBRA E MONET NA CRIAÇÃO DE CONTEÚDO TÁTIL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
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Orientador : ERICA BOIZAN BATISTA
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MEMBROS DA BANCA :
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ERICA BOIZAN BATISTA
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FRANCISCA AGLAIZA ROMÃO SEDRIM GONÇALVES
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FRANCISCO PEREIRA CHAVES
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GLAUBER MARCIO SILVEIRA PEREIRA
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Data: 02/06/2023
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O presente trabalho tem como objetivo propor e apresentar ao leitor, em especial ao professor de matemática, uma importante alternativa pedagógica para o ensino da função afim a pessoas com deficiência visual. A metodologia consiste na construção, em alto-relevo, das notas de aula do assunto a ser ministrado pelo professor, incluindo imagens e gráficos, e utilizando as potencialidades dos softwares GeoGebra e Monet. O objetivo da proposta é permitir que o estudante possa acompanhar o que está sendo trabalhado pelo professor na própria sala de aula. Como produto educacional deste trabalho, serão criadas notas de aula específicas para a função afim. Além de apresentar os softwares e a proposta em questão, faremos ao longo dos capítulos uma abordagem sobre educação inclusiva, deficiência visual e ensino de matemática para pessoas com deficiência visual.
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The present work aims to propose and present to the reader, especially to the mathematics teacher, an important pedagogical alternative for teaching the linear function to visually impaired people. The methodology consists of constructing, in high relief, the lecture notes of the subject to be taught by the teacher, including images and graphs, and using the potential of GeoGebra and Monet software. The objective of the proposal is to allow the student to follow what is being taught by the teacher in the classroom. As an educational product of this work, specific lecture notes for the linear function will be created. In addition to presenting the software and the proposal, we will also address inclusive education, visual impairment, and the teaching of mathematics to people with visual impairments throughout the chapters.
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JOSÉ DIÓGENES VIEIRA DA COSTA
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DESENVOLVIMENTO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS AUTOMATIZADAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO
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Orientador : FRANCISCO PEREIRA CHAVES
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MEMBROS DA BANCA :
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FRANCISCO PEREIRA CHAVES
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CLARICE DIAS DE ALBUQUERQUE
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VICENTE HELANO FEITOSA BATISTA SOBRINHO
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RENIVALDO SODRÉ DE SENA
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Data: 09/06/2023
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Com a evolução tecnológica das últimas décadas, a sociedade passou por mudanças profundas em diferentes setores, tais como comunicação, lazer, saúde, trabalho, dentre outros. A educação não está alheia a esse processo. Por isso, é fundamental que as metodologias de ensino se adaptem a essa nova realidade, acompanhando as demandas e possibilidades proporcionadas pela tecnologia. No contexto da matemática, diversas aplicações já são utilizadas como recursos didáticos. No entanto, sem nenhum destaque para a área da Estatística. Este trabalho teve como objetivo desenvolver planilhas eletrônicas automatizadas, utilizando a linguagem de programação VBA, que permitam trabalhar de forma dinâmica e interativa os principais tópicos da Estatística abordados no Ensino Médio. O desenvolvimento resultou em quatro planilhas, que trabalham assuntos como tabelas de frequências, gráficos, medidas de centralidade e dispersão, e foi baseado no currículo de Estatística da Base Nacional Comum Curricular e na Matriz de Referência do ENEM. As planilhas eletrônicas automatizadas tiveram as suas funcionalidades demonstradas por meio de exemplos práticos de atividades que podem ser trabalhadas em sala de aula.
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With the technological advancements of the past decades, society has undergone profound changes in various sectors, such as communication, leisure, health, work, among others. Education is not immune to this process.Therefore, it is crucial to adapt teaching methodologies to this new reality, accompanying the demands and possibilities provided by technology. In the context of mathematics, various applications are already used as didactic resources. However, it is observed there is little emphasis on the field of statistics. This work aimed to develop automated spreadsheets using the VBA programming language for allow dynamic and interactive exploration of key topics in Statistics covered in high school. The main achievements of this work are four spreadsheets, which cover subjects such as frequency tables, graphs, measures of central tendency and dispersion, entirely based on the Statistics curriculum of the National Common Core Standards and the Reference Matrix of the ENEM (Brazilian National High School Exam). The spreadsheets showcased their functionalities through practical examples of activities that can be conducted in classroom.
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JOSÉ CARLOS DE SÁ
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ELABORAÇÃO DE UM CURSO ONLINE ABERTO E MASSIVO (MOOC) A RESPEITO DE CONCEITOS DE TRIGONOMETRIA
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Orientador : ERICA BOIZAN BATISTA
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MEMBROS DA BANCA :
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ERICA BOIZAN BATISTA
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LEANDRO DA SILVA TAVARES
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VALDINES LEITE DE SOUSA JUNIOR
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SAMARA COSTA LIMA
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Data: 16/06/2023
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A Matemática, assim como todas as áreas do conhecimento, frequentemente se beneficia do uso de ferramentas tecnológicas, especialmente da Tecnologia da Informacão e Comunicação (TIC). Com isso em mente, o objetivo principal deste trabalho foi criar um minicurso no formato MOOC (Curso Online Aberto e Massivo), focando em conceitos de Trigonometria. Este formato de curso oferece ao participante a oportunidade de estudar de forma interativa e com total liberdade para organizar sua rotina de estudo. Para apoiar o aluno, foram criadas apostilas, slides e video aulas, permitindo que o aluno possa estudar em sua casa ou em qualquer lugar que desejar. O curso completo estará disponível no site https://poca.ufscar.br/. Acreditamos que este minicurso possa ser uma alternativa útil para estudantes que procuram uma forma de estudar, e que também possa servir como material de apoio para professores de Matemática em suas aulas.
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Mathematics, like all areas of knowledge, often benefits from the use of technological
tools, especially Information and Communication Technology (ICT). With that in mind,
the main objective of this work was to create a short course in the MOOC
format (Massive Open Online Course), focusing on concepts of Trigonometry.
This course format offers participants the opportunity to study interactively and with
complete freedom to organize their study routine. To support the student, handouts,
slides and video lessons were created, allowing the student to study at home or anywhere they wish.
The complete course will be available at https://poca.ufscar.br/.
We believe that this short course can be a useful alternative for students looking
for a way to study, and that it can also serve as support material for Mathematics teachers in their classes.
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DAMIÃO JEFERSON DE ARAÚJO SOUZA
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DEMONSTRAÇÕES ANALÍTICAS EM GEOMETRIA PLANA
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Orientador : VALDINES LEITE DE SOUSA JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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VALDINES LEITE DE SOUSA JUNIOR
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ERICA BOIZAN BATISTA
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LUCAS VIDAL DE MEIRELES
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GLAUBER MARCIO SILVEIRA PEREIRA
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Data: 30/06/2023
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Este trabalho é baseado integralmente em um artigo científico com o mesmo título, escrito pelos autores Damião Jeferson de Araújo Souza, Valdinês Leite de Sousa Júnior e Erica Boizan Batista. Nele apresentamos uma abordagem para o ensino de algumas propriedades da geometria euclidiana plana, utilizando conceitos e propriedades da geometria analítica. Os autores adotam um método conhecido como coordenadas baricêntricas, introduzido pelo matemático Möbius em 1827, que permite resolver problemas e demonstrar teoremas da geometria convencional usando conceitos de área, em vez de semelhança e congruência de triângulos, que são comumente utilizados no ensino básico no Brasil. São apresentados alguns teoremas clássicos, como o Teorema da Bissetriz Interna e o Teorema de Ceva, ambos demonstrados por meio de uma abordagem puramente analítica. Além de exemplificar o uso do método, o trabalho também apresenta problemas resolvidos para ajudar os estudantes a compreender melhor os conceitos apresentados.
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This work is based entirely on a scientific article with the same title, written by the authors Damião Jeferson de Araújo Souza, Valdinês Leite de Sousa Júnior and Erica Boizan Batista. In it we present an approach for teaching some properties of plane Euclidean geometry, using concepts and properties of analytic geometry. The authors adopt a method known as barycentric coordinates, introduced by the mathematician Möbius in 1827, which allows solving problems and demonstrating theorems of conventional geometry using area concepts, instead of similarity and congruence of triangles, which are commonly used in basic education in Brazil . Some classic theorems are presented, such as the Inner Bisector Theorem and Ceva’s Theorem, both proved using a purely analytical approach. In addition to exemplifying the use of the method, the work also presents solved problems to help students better understand the concepts presented.
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ANÍZIO NORONHA MENEZES NETO
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APRENDIZAGEM MATEMÁTICA ABERTA: Elaboração de um Curso Aberto Massivo Online – MOOC para contribuir com a promoção do acesso a aprendizagem de Funções Exponenciais e Logarítmicas.
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Orientador : ERICA BOIZAN BATISTA
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MEMBROS DA BANCA :
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ERICA BOIZAN BATISTA
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STEVE DA SILVA VICENTIM
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VALDINES LEITE DE SOUSA JUNIOR
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GILSON DO NASCIMENTO SILVA
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Data: 14/07/2023
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Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo exploratório a respeito do impacto das novas tecnologias da informação e comunicação na educação, especialmente na educação em Matemática. Através de pesquisa bibliográfica buscamos analisar como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) podem melhorar a qualidade da educação, promover a equidade e democratizar o acesso à educação por meio de práticas como a Educação a Distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Educação Aberta Online, Recursos Educacionais Abertos e Cursos Abertos Massivos Online (MOOCs). Além disso, desenvolvemos um MOOC sobre Funções Exponenciais e Logarítmicas, visando proporcionar uma ferramenta educacional de alta qualidade para promover a aprendizagem matemática.
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This work aims to carry out an exploratory study about the impact of new information and communication technologies on education, especially in Mathematics education. Through bibliographical research, we seek to analyze how Digital Information and Communication Technologies (TDICs) can improve the quality of education, promote equity and democratize access to education through practices such as Distance Education, Virtual Learning Environments, Open Education Online, Open Educational Resources and Massive Open Online Courses (MOOCs). In addition, we have developed a MOOC on Exponential and Logarithmic Functions, aiming to provide a high quality educational tool to promote mathematics learning.
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JOSÉ AILTON MEDEIROS SIEBRA
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ELABORAÇÃO DE UM CURSO ONLINE ABERTO E MASSIVO – MOOC DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PARÁBOLA ATRAVÉS DA FUNÇÃO QUADRÁTICA
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Orientador : VALDINES LEITE DE SOUSA JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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VALDINES LEITE DE SOUSA JUNIOR
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CLARICE DIAS DE ALBUQUERQUE
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ERICA BOIZAN BATISTA
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LEILYANNE SILVA DE MORAIS
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Data: 26/07/2023
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O acesso à educação de qualidade ainda é uma realidade muito distante para grande parte das pessoas ao redor do mundo. Por isso mesmo, muito pode ser feito para garantir a objetivação desse direito. A Educação Aberta propõe isso, oferecendo, além de outros instrumentos, os Cursos Online Abertos e Massivos – MOOC. O presente trabalho é a produção de um curso dessa natureza, que tem como tema a Introdução ao Estudo da Parábola através da Função Quadrática. O curso oferece slides, vídeo aulas e apostilas que proporcionarão ao aluno se apropriar desse conteúdo que é estudado na Educação Básica, é obrigatório em concursos, e também é pré-requisito para as disciplinas de Cálculo do Ensino Superior. Ele estará disponível no site https:/poca.ufscar.br/, e o objetivo é dar ao maior número possível de pessoas acesso e apropriação desse conteúdo.
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Mostrar Abstract
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Access to quality education is still a very distant reality for a large part of
the people around the world. For this very reason, much can be done to
ensure the objectification of this right. Open Education proposes to this,
offering in addition to other instruments, the Open and Massive Online
Courses – MOOC. The present work is the production of a course of this
nature, which has as its theme the Introduction to the Study of the Parable
through the Quadratic Function. The course offers slides, video-lessons
and handouts that will provide the student to appropriate this content that
is studied in Basic Education, is required in competitions, and is also a
prerequisite for the disciplines of Calculus of Higher Education. It will be
available on the site https:/poca.ufscar.br/, and the goal is to give as many
people as possible access and appropriation of this content.
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ANTÔNIO EDMAR RIBEIRO DE QUEIROZ FILHO
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OS TEMPOS ELETIVOS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA NAS TURMAS DE TERCEIRO ANO DO NOVO ENSINO MÉDIO
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Orientador : FRANCISCO PEREIRA CHAVES
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MEMBROS DA BANCA :
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FRANCISCO PEREIRA CHAVES
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FRANCISCO DE ASSIS BENJAMIM FILHO
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WANDERLEY DE OLIVEIRA PEREIRA
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Data: 15/08/2023
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O Novo Ensino Médio, cujo início da implementação gradativa se deu entre 2022 e 2024, trouxe consigo muitas melhorias e também muitos dasafios. Sua chegada impactou todas as disciplinas, inclusive a Matemática, a ponto de alguns conteúdos não serem mais vistos ao longo do Ensino Médio, como é o caso da Geometria Analítica. Diante da importância da Geometria Analítica para a aprendizagem matemática e também de sua inegável aplicação em várias situações do cotidiano e em outras disciplinas como Física, por exemplo, é de fundamental relevância buscar formas de trabalhar esta matéria. Uma das possibilidades para isso é por meio dos Tempos Eletivos ou Oficinas das Escolas em Tempo Integral. Esses espaços, criados para que o aluno aprofunde seus conhecimentos naquilo que é importante para sua formação, se mostram como uma oportunidade para amenizar os problemas trazidos pela falta da Geometria Analítica nos novos moldes do Ensino Médio. Logo, diante da problemática observada, fez-se necessário fazer um estudo mais detalhado e fundamentado sobre o funcionamento do Novo Ensino Médio e a partir desse cohecimento, buscar possíveis formas para atacar esse problema envolvendo a Geometria Analítica. A partir das pesquisas realizadas, conclui-se que há, nos novos moldes do Ensino Médio, uma depreciação em torno da Geometria Analítica, principalmente diante da redução da carga horária da disciplina de Matemática, e que essa problemática pode ser amenizada com o uso das aulas dos tempos eletivos. No presente trabalho está exposto também funcionamento dos tempos eletivos que são uma saída possível para que os alunos não deixem de estudar Geometria Analítica.
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Mostrar Abstract
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The New High School, whose gradual implementation began between 2022 and 2024, brought with it many improvements and also many challenges. Its arrival impacted all subjects, including Mathematics, to the point that some contents were no longer seen throughout high school, as is the case of Analytical Geometry. Given the importance of Analytical Geometry for mathematical learning and also its undeniable application in various everyday situations and in other disciplines such as Physics, for example, it is of fundamental importance to look for ways to work on this subject. One of the possibilities for this is through Elective Times or Full-Time School Workshops. These spaces, created for students to deepen their knowledge of what is important for their education, are an opportunity to alleviate the problems brought about by the lack of Analytical Geometry in the new format of High School. Therefore, given the problem observed, it was necessary to carry out a more detailed and well-founded study on the functioning of the New High School and, based on this knowledge, look for possible ways to attack this problem involving Analytical Geometry. From the research carried out, it is concluded that there is, in the new High School format, a depreciation around Analytical Geometry, mainly due to the reduction in the workload of the Mathematics discipline, and that this problem can be alleviated with the use of elective classes. This work also exposes the functioning of elective periods, which are a possible way out so that students do not stop studying Analytical Geometry.
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GUILHERME HENRIQUE LIMA SILVA
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ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA USANDO CRIPTOGRAFIA
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Orientador : CLARICE DIAS DE ALBUQUERQUE
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MEMBROS DA BANCA :
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CLARICE DIAS DE ALBUQUERQUE
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VALDINES LEITE DE SOUSA JUNIOR
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ANDERSON JOSÉ DE OLIVEIRA
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Data: 21/08/2023
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Mostrar Resumo
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A matemática desempenha um papel fundamental em nosso cotidiano, mesmo que muitas vezes passe despercebida. Nos últimos anos, a comunicação por meio da internet, seja por celulares, computadores ou outros dispositivos, tornou-se comum. As mensagens trocadas pelos usuários são enviadas criptografadas, de forma a garantir que o conteúdo não possa ser lido caso alguém tente invadir a comunicação. Esse processo ocorre de maneira mais discreta nos dias de hoje. No entanto, essa prática existe há muito tempo e remonta à era dos reis e rainhas, muitos anos antes de Cristo. Naquela época, os reis se comunicavam com seus aliados de longa distância por meio de mensagens enviadas por mensageiros. Aqueles que conseguiram manter suas mensagens apenas entre o remetente e o destinatário, por meio de uma escrita secreta, conseguiram manter seus reinos intactos mesmo que suas mensagens fossem interceptadas. Por outro lado, aqueles que utilizavam uma escrita secreta fraca permitiam que seus inimigos obtivessem informações valiosas contidas nas mensagens, o que poderia levar à ruína de seus reinos. A matemática desempenhou um papel crucial na decifração dessas mensagens criptografadas no passado e passou a ser fundamental na criptografia atual. Este trabalho aborda a história da criptografia, com vários métodos e a utilização da matemática para decifrar e criptografar mensagens. Sendo o produto final atividades que podem ser utilizadas em sala de aula para tornar a aplicação da matemática mais relevante e lúdica para os alunos, demonstrando a importância da matemática na garantia de uma comunicação segura
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Mostrar Abstract
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Mathematics plays a fundamental role in our daily lives, even though it often goes unnoticed. In recent years, communication through the internet, whether via cell phones, computers, or other devices, has become commonplace. The messages exchanged by users are sent encrypted, ensuring that the content cannot be read if someone tries to intercept the communication. This process is more discreet nowadays. However, this practice has existed for a long time, dating back to the era of kings and queens, many years before Christ. During that time, kings communicated with their distant allies through messages sent by messengers. Those who managed to keep their messages solely between the sender and the recipient, using secret writing, could keep their kingdoms intact even if their messages were intercepted. On the other hand, those who used weak secret writing allowed their enemies to obtain valuable information contained in the messages, which could lead to the ruin of their kingdoms. Mathematics played a crucial role in deciphering these encrypted messages in the past and has become essential in modern cryptography. This work addresses the history of cryptography, with various methods and the use of mathematics to decipher and encrypt messages. The end product is activities that can be used in the classroom to make the application of mathematics more relevant and engaging for students, demonstrating the importance of mathematics in ensuring secure communication.
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NIWLANDES DE FARIAS ARAÚJO
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TESTES DE PRIMALIDADE: UM COMPLEMENTO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
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Orientador : FRANCISCO PEREIRA CHAVES
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MEMBROS DA BANCA :
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FRANCISCO PEREIRA CHAVES
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VALDIR FERREIRA DE PAULA JUNIOR
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JANIELLY GONÇALVES ARAÚJO
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Data: 24/08/2023
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A Matemática é uma ciência que desempenha um papel de extrema importância para o desenvolvimento tecnológico, dada sua vasta aplicação em áreas diversas. Diante das suas potenciais contribuições, vê-se a necessidade de exploração contínua, tendo em vista os mistérios e particularidades que perduram sem solução e que poderiam acarretar em novas descobertas. Os números primos, por exemplo, considerados por muitos matemáticos como os átomos da aritmética, são ainda uma incógnita, no que diz respeito às curiosidades e mistérios que o envolvem e subsistem até os dias atuais. Assim, o presente trabalho, que trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, possui, como objetivo principal, fornecer ao professor da educação básica o material necessário ao aprofundamento sobre números primos, com ênfase em critérios de primalidade, bem como apresentar também uma proposta de ensino, para essa mesma etapa, por meio de uma sequência didática que atenda as especificidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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Mostrar Abstract
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Mathematics is a science that plays an extremely important role in technological development, given its vast application in various areas. Given its potential contributions, there is a need for continuous exploration, considering the mysteries and peculiarities that persist without a solution and that could lead to new discoveries. Prime numbers, for example, considered by many mathematicians as the "atoms of arithmetic," are still an enigma, concerning the curiosities and mysteries that surround them and still persist to this day. Thus, the present work, which is a bibliographic research, aims to provide basic education teachers with the necessary material for a deeper understanding of prime numbers, with an emphasis on primality criteria. It also presents a teaching proposal for this same stage, through a didactic sequence that meets the specificities of the National Common Curricular Base (BNCC).
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DIÊGO SANTOS DE SOUZA
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PLATAFORMAS DIGITAIS ALIADAS ÀS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE PROBABILIDADE
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Orientador : CLARICE DIAS DE ALBUQUERQUE
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MEMBROS DA BANCA :
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CLARICE DIAS DE ALBUQUERQUE
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ERICA BOIZAN BATISTA
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VALDIR FERREIRA DE PAULA JUNIOR
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JUSCELANDIA MACHADO VASCONCELOS
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Data: 29/08/2023
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Mostrar Resumo
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Neste estudo, discutimos de forma objetiva duas Metodologias Ativas aplicadas ao ensino de probabilidade, a Sala de Aula Invertida e a Aprendizagem Baseada em Jogos, motivando professores a aplicá-las concomitantemente com o Método Tradicional em suas aulas. Além disso, apresentamos três sequências didáticas com as ferramentas digitais Matemática Multimídia, Wordwall e Kahoot que aliadas as Metodologias Ativas citadas anteriormente, podem servir de apoio para estimular a aprendizagem e combater a desmotivação dos estudantes. Em cada sequência, disponibilizamos o passo a passo de como acessar e/ou construir cada ferramenta facilitando a prática para o leitor. Ao final deste trabalho abordamos a importância da formação continuada de professores e a relevância desse TCC para a comunidade docente da rede estadual do Ceará através da iniciativa Foco na Aprendizagem com um relato de experiência
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Mostrar Abstract
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In this study, we objectively discuss two Active Methodologies applied to probability
teaching, the Flipped Classroom and Game-Based Learning, motivating teachers to
apply them concomitantly with the Traditional Method in their classes. In addition,
we present three didactic sequences with the digital tools Mathematical Multimedia
Wordwall and Kahoot that, combined with the Active Methodologies mentioned
above, can serve as support to stimulate learning and combat student demotivation.
In each sequence, we provide step-by-step instructions on how to access and/or
build each tool, facilitating the practice for the reader. At the end of this work, we
approach the importance of continuing teacher education and the relevance of this
TCC for the teaching community of the state network of Ceará through the Foco
na Aprendizagem initiative with an experience report.
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CLERYSTON DA SILVA SOUSA
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A SEMIÓTICA NO ENSINO DAS EQUAÇÕES QUADRÁTICAS E O MÉTODO DE PO-SHEN LOH
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Orientador : VALDIR FERREIRA DE PAULA JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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VALDIR FERREIRA DE PAULA JUNIOR
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VALDINES LEITE DE SOUSA JUNIOR
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JOSÉ MARIA BARBOZA
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Data: 30/08/2023
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Mostrar Resumo
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O objetivo deste trabalho é realizar um estudo aprofundado sobre equações quadráticas, abordando tanto os métodos tradicionais presentes nos livros didáticos, quanto, os métodos babilônicos utilizados para determinar as raízes dessas equações. Inicialmente, serão apresentadas as defnições e contexto histórico, seguidos pela demonstração dos métodos de resolução. Além disso, examinaremos as representações semióticas dessas equações e o papel da Base Nacional Comum Curricular para o ensino do tema. Destacando-se por ser uma abordagem simples e intuitiva, o método babilônico, que foi generalizado pelo professor Po-Shen Loh, proposto como uma abordagem pedagógica para a educação básica
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Mostrar Abstract
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The aim of this work is to conduct an in-depth study on quadratic equations, addressing both the traditional methods found in textbooks and the Babylonian methods used to determine the roots of these equations. Initially, we will present the definitions and historical context, followed by the demonstration of resolution methods. Additionally, we will examine the semiotic representations of these equations and the role of the National Common Curriculum Base in teaching this subject. Standing out for its simple and intuitive approach, the Babylonian method, which has been generalized by Professor Po-Shen Loh, is proposed as a pedagogical approach for basic education.
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EDJANE KELLY DA SILVA
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A HISTÓRIA DAS MULHERES MATEMÁTICAS COMO INSPIRAÇÃO PARA MENINAS NO CEARÁ
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Orientador : CLARICE DIAS DE ALBUQUERQUE
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MEMBROS DA BANCA :
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CLARICE DIAS DE ALBUQUERQUE
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ERICA BOIZAN BATISTA
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FRANCISCA AGLAIZA ROMÃO SEDRIM GONÇALVES
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Data: 30/08/2023
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Mostrar Resumo
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A presença feminina na matemática tem sido historicamente marginalizada e subrepresentada. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta uma revisão histórica de como as mulheres conseguiram o acesso à educação, e mais precisamente ao ensino de matemática, destacando a participação de algumas matemáticas em importantes contribuições científicas. Além disso, é feito um levantamento dos principais prêmios científicos na área de matemática e das mulheres que conseguiram conquistar alguns desses. Também são ressaltados alguns programas, projetos e iniciativas que promover a participação e o reconhecimento feminino na área de matemática no Brasil. A pesquisa é embasada em dados quantitativos fornecidos pelas agências de fomento CNPq, Capes, INEP e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará por meio do Fala BR. Por fim, é apresentado uma oficina sobre mulheres matemáticas realizada dentro do âmbito do projeto de extensão da UFCA, Mulheres Cientistas no Cariri (MC²), na Escola de Ensino Médio José Bezerra Menezes, em Juazeiro do Norte-Ce.
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Mostrar Abstract
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The female presence in mathematics has historically been marginalized and underrepresented. In this context, this paper presents a historical review of how women have gained access to education, and more precisely to mathematics teaching, highlighting the participation of some mathematics in important scientific contributions. In addition, a survey is made of the main scientific awards in the field of mathematics and of the women who managed to win some of them. Also highlighted are some programs, projects and initiatives that promote participation and female recognition in the field of mathematics in Brazil. The research is based on quantitative data provided by the CNPq promotion agencies, Capes, INEP and the Department of Education of the State of Ceará through the BR Speech.Finally, a workshop on math women is presented within the scope of the UFCA extension project, Women Scientists in the Cariri (MC ²), at the José Bezerra Menezes High School in Juazeiro do Norte-Ce.
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FRANCISCO ERISSON BATISTA GOMES
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CRITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE PARA NÚMEROS GRANDES
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Orientador : VALDIR FERREIRA DE PAULA JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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VALDIR FERREIRA DE PAULA JUNIOR
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FRANCISCO PEREIRA CHAVES
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FLAVIO FRANCA CRUZ
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PAULO CESAR CAVALCANTE DE OLIVEIRA
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Data: 30/08/2023
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Mostrar Resumo
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Neste trabalho será apresentado resultados voltados para divisão nos inteiros, para determinar se um número n, é divisível por p, para n, p ∈ Z. No decorrer dos capítulos, apresentamos noções elementares sobre conjuntos, indução finita, divisibilidade e números primos para que seja possível desenvolver ferramentas capazes de viabilizar a demonstração do resultado que nos permite atingir o objetivo deste trabalho. O resultado que buscamos provar é intitulado como Teorema de Divisibilidade, o qual faremos aplicações ao ensino básico por meio dos Critérios de divisibilidade utilizando muitos algarismos por vez e como aplicações ao ensino superior, apresentamos a demonstração de resultados de Aritmética.
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Mostrar Abstract
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In this work, results related to division in integers will be presented, in view of the need to determine if a number n, is divisible by p, from the combination of the digits of n, to n, p ∈ Z. Throughout the chapters, we present elementary notions about sets, finite induction, divisibility and prime numbers so that it is possible to develop tools capable of enabling the demonstration of the theorem that allows us to achieve the objective of this work. The result we seek to prove is titled as Divisibility Theorem, which we will apply to basic education through the Divisibility Criteria using many digits at a time and as applications to higher education, we present the demonstration of Arithmetic results.
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NATÁLIO JOÃO SILVA
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OS ARBELOS DE ARQUIMEDES: UMA AMPLIAÇÃO PARA AS ELIPSES E UMA DEMONSTRAÇÃO ALTERNATIVA DO TEOREMA DE PAPPUS SEM O USO DE INVERSÃO
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Orientador : FRANCISCO DE ASSIS BENJAMIM FILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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FRANCISCO DE ASSIS BENJAMIM FILHO
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FRANCISCO PEREIRA CHAVES
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RENIVALDO SODRÉ DE SENA
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Data: 31/08/2023
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Mostrar Resumo
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O presente trabalho tem como objetivo estudar e ampliar as propriedades dos Arbelos de Arquimedes e da Cadeia de Pappus. Um Arbelo é uma estrutura composta por três semicírculos tangentes dois a dois, de modo que os diâmetros dos três semicírculos estejam sobre a mesma reta. Tal estrutura foi estudada pelo matemático Arquimedes, que encontrou diversas propriedades geométricas interessantes. Inicialmente teremos uma introdução seguida de um breve relato histórico sobre a vida e obra de Arquimedes de Siracusa e Pappus de Alexandria. Nos conceitos preliminares, apresentamos definições e resultados sobre circunferências e elipses que serão de extrema importância para o bom entendimento deste trabalho. Na seção destinada aos resultados, apresentamos uma ampliação de duas propriedades dos arbelos para as elipses, exigindo, para tanto, que as elipses envolvidas tenham a mesma excentricidade. Provamos o Teorema de Pappus usando apenas geometria plana e geometria analítica, o que difere de modo substancial do que tradicionalmente é feito: a construção usando a técnica de inversão, normalmente não vista no Ensino Médio. Por fim, como produto educacional, apresentamos uma sequência didática voltada para o ensino dos círculos e das elipses, tais atividades podem ser aplicadas em todos os níveis do Ensino Médio.
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Mostrar Abstract
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The present work aims to study and expand the properties of Archimedes’ Arbelos and the Pappus
Chain. An Arbelo is a structure composed of three semicircles that are pairwise tangent and have
the diameters on the same line. Such a structure was studied by the mathematician Archimedes,
who found several interesting geometric properties. Initially we will have an introduction
followed by a brief historical account of the life and work of Archimedes of Syracuse and Pappus
of Alexandria. In the preliminary concepts, we present configurations and results about circles
and ellipses that will be of extreme importance for the good understanding of this work. In
the section dedicated to the results, we present an extension of two properties of the arbelos to
the ellipses, provided that the ellipses involved have the same eccentricity. We prove Pappus’
Theorem using only plane geometry and analytic geometry, which differs substantially from
what is traditionally done: construction using the inversion technique, normally not seen in High
School. Finally, as an educational product, we present a didactic sequence devoted for teaching
of concept of circles and ellipses, such activities can be applied to all levels of high school.
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WALMIR PIRES DOS SANTOS NETO
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PRÁTICAS DA AGRIMENSURA COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO
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Orientador : VICENTE HELANO FEITOSA BATISTA SOBRINHO
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MEMBROS DA BANCA :
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JUNIO MOREIRA DE ALENCAR
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VALDINES LEITE DE SOUSA JUNIOR
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VICENTE HELANO FEITOSA BATISTA SOBRINHO
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Data: 31/08/2023
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Mostrar Resumo
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Neste trabalho, iremos abordar o ensino de dois eixos fundamentais no currículo do ensino médio de Pernambuco, (i) Geometria e (ii) Grandezas e Medidas, e suas diversas habilidades, a partir de uma proposta de atividades práticas contextualizadas sobre o cálculo de áreas e distâncias, medidas com unidades convencionais e não convencionais, elaboradas a partir do olhar da Agrimensura e das realidades regionais e culturais vivenciadas por alunos do Sertão Pernambucano. Esta proposta se mostra como alternativa para motivar os alunos e fazer com que o processo de ensino-aprendizagem se torne mais significativo para os discentes. Com isso, esperamos contribuir tanto para os estudantes, fazendo com que eles possam melhorar o desempenho em problemas de geometria, quanto os professores, trazendo um material que possa enriquecer suas práticas pedagógicas.
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Mostrar Abstract
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In this work, we will address the teaching of two fundamental axes in the high school curriculum of Pernambuco, (i) Geometry and (ii) Magnitudes and Measures, along with their diverse skills, through a proposal of contextualized practical activities on the calculation of areas and distances, measurements using conventional and nonconventional units, developed from the perspective of Surveying and the regional and cultural realities experienced by students from the Pernambuco hinterlands. This proposal emerges as an alternative to motivate students and make the teaching learning process more meaningful for the learners. With this, we hope to contribute to both the students, enabling them to improve performance in geometry problems, and the teachers, providing material to enhance their pedagogical practices.
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