OS AGENTES DE LEITURA COMO MEDIADORES PARA EMPODERAMENTO DAS COMUNIDADES DO MUNICÍPIO DE ASSARÉ-CEARÁ: ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA
Leitura. Mediação da Leitura. Agentes de Leitura - Ceará. Comunidades de Assaré.
A presente pesquisa investiga a mediação da leitura realizada pelos Agentes de Leitura nas comunidades de Assaré, CE, no âmbito do programa estadual "Agentes da Leitura" do Ceará. O problema central é entender como a mediação pode ser efetiva nessas comunidades e como desenvolver uma cartilha que facilite a colaboração entre os agentes e a comunidade. O objetivo geral visa analisar a atuação dos agentes de leitura em Assaré e criar uma cartilha de suporte. Entre os objetivos específicos estão: explorar como os agentes, na função de executores de políticas públicas, contribuem para a formação de leitores; descrever a colaboração entre comunidade e agentes no desenvolvimento de políticas de leitura; identificar aspectos comuns que possam aprimorar a mediação; e propor uma cartilha para bibliotecas que apoie ações voltadas à formação de leitores. A metodologia adotada inclui uma abordagem descritiva, bibliográfica e qualitativa, com uma análise integrativa das práticas de mediação e do impacto das políticas públicas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas abertas com os agentes, com o intuito de obter informações sobre suas experiências, percepções e sugestões de melhorias. A análise dos dados encaminhou através de transcrição e análise qualitativa. O produto final é um guia que orientará o desenvolvimento de atividades de leitura e destacará a importância da leitura na formação comunitária. Os resultados indicam que a mediação da leitura, quando integrada ao discurso comunitário pelos Agentes de Leitura, é essencial para promover avanços significativos nas habilidades de leitura, conectando indivíduos e comunidades e alinhando-se com as políticas públicas de inclusão social.