Banca de DEFESA: SUELY DE SOUSA MARTINS FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SUELY DE SOUSA MARTINS FERREIRA
DATA : 16/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: M301
TÍTULO:

MEDIAÇÃO DA LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR: PROPOSTA DE UM GUIA DE APOIO À REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CRATO-CE


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura; Mediação da Leitura; Escolas de Tempo Integral do município de Crato/CE.


PÁGINAS: 145
RESUMO:

A leitura está presente em diversas práticas do nosso cotidiano se tornando, pois, uma via de acesso para a atividade sociopolítica. Logo, a prática leitora tem o potencial de despertar no outro o senso crítico ao tempo em que o capacita para a resolução de conflitos. No entanto, o contato com produções textuais, por si só, não consegue alcançar todas as dimensões necessárias para a formação de leitores crítico-reflexivos, antes, é necessário um conjunto de ações mediadoras que estimulem o desejo do educando pela busca do conhecimento a partir do ato de ler. Nesse sentido, a problemática do estudo levanta como questão central a seguinte indagação: como as práticas de mediação da leitura são desenvolvidas nas Escolas de Tempo Integral do município de Crato? Logo, o objetivo geral consiste em: investigar as práticas de mediação da leitura desenvolvidas no contexto escolar, visando à elaboração de um guia como ferramenta informacional de apoio para as ETI de Crato. Já os objetivos específicos são: apresentar os aspectos conceituais, as abordagens e as reflexões acerca da leitura e da mediação da leitura; verificar a percepção dos docentes em relação à mediação da leitura no ambiente escolar; refletir a respeito da observação participante no cotidiano das escolas de tempo integral para a criação do guia de mediação da leitura. A abordagem metodológica partiu de uma revisão bibliográfica sobre o tema, seguida da observação participante e da entrevista semiestruturada como mecanismos de coleta de dados que permitiram analisar o contexto das práticas de mediação da leitura. Quanto à fundamentação teórico-metodológica, ela foi ancorada na perspectiva interativa de leitura, segundo Solé (2014), com foco nas estratégias de leitura e nos aspectos teóricos da Mediação da Leitura com Bortolin (2006) e Silva (2015). Nesse seguimento, a pesquisa permitiu verificar que as práticas de mediação de leitura desenvolvidas nas ETI de Crato ainda precisam ser repensadas, uma vez que, em alguns momentos observados, as atividades estavam sendo conduzidas a partir de uma visão tradicional de leitura como mera decodificação de códigos, sem voltarem seus olhares para a formação crítica e social dos alunos. Por outro lado, é indispensável destacar também que, quando há profissionais que buscam desenvolver uma proposta diferente a partir de uma perspectiva interativa, eles encontram obstáculos na estrutura escolar, desde a falta de ambientes que proporcionam ações de leitura, como no caso das bibliotecas escolares, até a falta de materiais essenciais para a prática docente, como resmas e tonner. A partir desse cenário, portanto, foi observada a necessidade em elaborar um material prático para o cotidiano dos professores, uma vez que, nas entrevistas semiestruturadas, foi pontuada a falta de orientações e de propostas práticas para serem aplicadas no processo de ensino e de aprendizagem da leitura. Para tanto, foi elaborado um Guia de Mediação da Leitura que está divido em abordagens conceituais e abordagens práticas, ou melhor, inicialmente, contextualiza o termo leitura e mediação da leitura através de um viés interativo, fazendo, assim, uma ponte para que, no segundo momento, apresenta exemplos de estratégias de mediação a partir da roda de leitura, do sarau, do grupo de leitura, entre outros. Reconhecendo ainda que a leitura se consolida como um instrumento de memória e conquista e ampliação da cidadania ao possibilitar as contribuições para formação de diferentes sujeitos e grupos sociais, foi colocada, no Guia de Mediação da Leitura, atividades com produções orais e escritas que trabalhem as experiências de vida de um indivíduo e de uma sociedade. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ARILUCI GOES ELLIOTT
Interna - ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Interno - JUCIELDO FERREIRA ALEXANDRE
Externo à Instituição - JOSÉ MARCOS ERNESTO SANTANA DE FRANÇA - URCA
Notícia cadastrada em: 10/09/2024 15:07
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