Mediação da leitura literária nas salas de leitura: desafios e perspectivas na formação de leitores na educação básica
Mediação da leitura; Formação de leitores; Leitura literária; Escola.
O processo de formação de leitores literários apresenta uma série de desafios no cotidiano escolar, sendo o primeiro deles relacionado ao processo de alfabetização, que, nas escolas, muitas vezes é realizado de maneira mecânica e compulsória. Esse modus operandi impacta seriamente a formação de leitores na educação básica, resultando em um desenvolvimento limitado de ações voltadas para esse fim. Acredita-se que o baixo estímulo à formação do leitor no ambiente escolar contribui indiretamente para a diminuição da população leitora no país. Enfatiza-se que em detrimento da ausência de bibliotecas escolares, mesmo com a Lei 12.244/2010, que dispõe sobre a universalização destas bibliotecas, na maioria das escolas da rede pública do Estado Ceará, tem-se as denominadas “salas de leitura’, “cantinho da leitura”, que se constituem espaços destinados à guarda do acervo e, quase sempre, sob a gestão de um docente readaptado. Nesse contexto, a pesquisa busca analisar as ações desenvolvidas nesses espaços para o fortalecimento da formação leitora. A pesquisa tem como objetivo elaborar uma proposta educacional voltada para a mediação da leitura e a formação de leitores literários nas salas de leitura das escolas, com ênfase na Escola Girassol, localizada no município de Caririaçu – CE. Para tanto, a metodologia utilizada na elaboração deste estudo segue uma abordagem exploratória e descritiva, e, busca discutir os desafios e as possibilidades para a realização de ações de mediação da leitura, considerando o espaço e o acervo disponíveis na sala de leitura da escola Girassol. Destaca-se que por ser um importante instrumento de apoio ao trabalho do professor, as salas de leitura precisam ser repensadas, iniciando pela própria nomenclatura e gestão, e, faz-se necessário que as escolas apoiem esses espaços e adotem medidas para que elas sejam utilizadas de forma eficaz, promovendo, assim, ações de formação de leitores nas escolas.