Banca de QUALIFICAÇÃO: NILZA CRUZ DE OLIVEIRA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NILZA CRUZ DE OLIVEIRA PEREIRA
DATA : 18/09/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Sala M301
TÍTULO:

Mediação da leitura literária nas salas de leitura: desafios e perspectivas na formação de leitores na educação básica


PALAVRAS-CHAVES:

Mediação da leitura; Formação de leitores; Leitura literária; Escola.

 


PÁGINAS: 62
RESUMO:

O processo de formação de leitores literários apresenta uma série de desafios no cotidiano escolar, sendo o primeiro deles relacionado ao processo de alfabetização, que, nas escolas, muitas vezes é realizado de maneira mecânica e compulsória. Esse modus operandi impacta seriamente a formação de leitores na educação básica, resultando em um desenvolvimento limitado de ações voltadas para esse fim. Acredita-se que o baixo estímulo à formação do leitor no ambiente escolar contribui indiretamente para a diminuição da população leitora no país. Enfatiza-se que em detrimento da ausência de bibliotecas escolares, mesmo com a Lei 12.244/2010, que dispõe sobre a universalização destas bibliotecas, na maioria das escolas da rede pública do Estado Ceará, tem-se   as denominadas “salas de leitura’, “cantinho da leitura”, que se constituem espaços destinados à guarda do acervo e, quase sempre, sob a gestão de um docente readaptado.  Nesse contexto, a pesquisa busca analisar as ações desenvolvidas nesses espaços para o fortalecimento da formação leitora. A pesquisa tem como objetivo elaborar uma proposta educacional voltada para a mediação da leitura e a formação de leitores literários nas salas de leitura das escolas, com ênfase na Escola Girassol, localizada no município de Caririaçu – CE. Para tanto, a metodologia utilizada na elaboração deste estudo segue uma abordagem exploratória e descritiva, e, busca discutir os desafios e as possibilidades para a realização de ações de mediação da leitura, considerando o espaço e o acervo disponíveis na sala de leitura da escola Girassol. Destaca-se que por ser um importante instrumento de apoio ao trabalho do professor, as salas de leitura precisam ser repensadas, iniciando pela própria nomenclatura e gestão, e, faz-se necessário que as escolas apoiem esses espaços e adotem medidas para que elas sejam utilizadas de forma eficaz, promovendo, assim, ações de formação de leitores nas escolas. 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Interno - DAVID VERNON VIEIRA
Interna - MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Externa ao Programa - 1050431 - VITORIA GOMES ALMEIDA - UFCA
Notícia cadastrada em: 10/09/2024 15:07
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