Banca de DEFESA: CICERO WILTON SANTANA FILGUEIRAS

DISCENTE : CICERO WILTON SANTANA FILGUEIRAS
DATA : 19/07/2019
LOCAL: UFCA - JUAZEIRO DO NORTE

A importância dos conteúdos pouco abordados no ENEM

ENEM, Conjuntos, Números complexos, Matrizes, Logaritmos

Desde que a prova do ENEM tornou-se o principal acesso às Universidades Federais do Brasil, o ensino da Matemática ganhou novos contornos na sua abordagem. Ao longo das dez edições que fizeram deste exame a principal forma de ingresso em universidades e programas de financiamento estudantis promovidos pelo governo federal, vimos que alguns conteúdos têm um forte apelo e predominância nesse formato de avaliação, devido à sua maior capacidade de contextualização com outras áreas, o que não significa ser necessariamente uma aplicação da Matemática nessa área. Devido a esse fato, conteúdos que outrora tiveram bastante peso nas antigas provas de Matemática dos vestibulares tradicionais perderam espaço com o surgimento deste exame. Neste trabalho, fizemos um levantamento de todos os conteúdos cobrados na prova do ENEM e em cima de tais resultados mostraremos a importância dos conteúdos menos cobrados (ou até não cobrados) nesta prova, citando sua relevância em diversas áreas da ciência e sua importância no desenvolvimento da sociedade. Além disso, apresentaremos algumas questões desses conteúdos em vestibulares, com a intenção de esclarecer para estudantes e professores do ensino médio que a relevância da Matemática não se dá meramente à incidência de conteúdos na prova do ENEM. Esperamos que este trabalho sirva de inspiração para professores e alunos do ensino médio enxergarem a Matemática sob uma nova ótica, de tal forma que eles vejam que a Matemática vai além das propriedades de seus conteúdos mostradas em sala de aula.

Interno - 2372885 - LEANDRO DA SILVA TAVARES
Interno - 2372509 - STEVE DA SILVA VICENTIM
Presidente - 1971654 - VALDINES LEITE DE SOUSA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 12/07/2019 09:07