EVIDENCIANDO A IMPORTÂNCIA DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NO DESENVOLVIMENTO DA ASTRONOMIA
Astronomia. Engenharia Didática. Matemática. Sequência Didática.
A Astronomia é a ciência natural que estuda os corpos celestes e os fenômenos que neles ocorrem.
Como ocorre em outras ciências, por exemplo na Matemática, na Astronomia é comum um
certo distanciamento do cotidiano dos estudantes. Os conhecimentos e práticas na Astronomia
tiveram sua origem desde as primeiras civilizações, perpassando por diversas etapas de evolução,
com isso houve uma aproximação com outras áreas, especialmente a Matemática. Para a
compreensão de aspectos astronômicos como distancias e tamanhos relativos de astros, bem
como as órbitas dos planetas, os estudiosos da antiguidade já utilizavam resultados matemáticos,
especialmente da Geometria como a semelhança de triângulos e propriedades da elipse. Dada a
relação existente entre as duas ciências buscamos neste trabalho evidenciar aspectos matemáticos
que influenciaram na evolução da Astronomia. Nessa pesquisa apresentamos como produto
educacional uma sequência didática baseada na Engenharia Didática, as atividade sugeridas
podem ser aplicadas em sala de aula como forma de fomentar a interdisciplinaridade e a
curiosidade dos estudantes tanto em Matemática, quanto em Astronomia. Por fim, esperamos
que o trabalho contribua positivamente no ensino de Matemática e de ciências, de modo a tornar
as aulas mais atraentes e participativas aos estudantes.