Banca de DEFESA: LUCAS PEDROSA GOMES DE ABREU

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS PEDROSA GOMES DE ABREU
DATA : 03/06/2022
HORA: 10:00
LOCAL: meet.google.com/ydk-ifon-yie
TÍTULO:

ABORDAGEM DA GEOMETRIA PLANA NAS PROVAS DO ENEM


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática. ENEM. Geometria Plana.


PÁGINAS: 158
RESUMO:

 

RESUMO
Com a democratização do acesso ao Ensino Superior, oportunizada pela criação do Exame
Nacional do Ensino Médio (ENEM), preparar-se para este teste e submeter-se a ele já faz parte
do calendário educacional de jovens e adultos por todo o Brasil. Entretanto, sua extensão e
complexidade ainda são um desafio para aqueles que buscam obter boa pontuação na prova,
principalmente quando se trata das áreas que envolvem cálculos, como é o caso da Matemática.
Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar as questões de Matemática propostas
no ENEM que apresentam conceitos relacionados à subárea denominada Geometria Plana,
conteúdo recorrente no exame mas pouco debatido nas aulas da disciplina. O levantamento
de dados se deu por meio de pesquisa documental, explorando os problemas dispostos para a
área nas edições da prova realizadas entre 2009 e 2021. As informações extraídas serviram
de base para a seleção dos conceitos matemáticos apresentados ao longo do segundo capítulo
e necessários para a resolução das questões analisadas. Já no terceiro capítulo encontram-se
as questões de Geometria Plana solucionadas e comentadas, sendo esta a principal ferramenta
oferecida por esse estudo. A união entre a discussão teórica e a parte prática dessa produção
compõem uma apostila direcionada para estudantes do curso preparatório Edificar, que é uma
das atividades do Programa Edifique Ações, vinculado à extensão da Universidade Federal do
Cariri (UFCA). A elaboração de um material pedagógico dessa natureza visa auxiliar possíveis
candidatos na preparação para o exame em evidência, que, por sua vez, configura-se como a
principal porta de acesso para o Ensino Superior atualmente. Além do apoio ao público-alvo
citado, espera-se que as discussões aqui presentes também contribuam para uma reflexão sobre
como tem se dado o ensino de Matemática nas escolas públicas do país, oportunizando melhorias
no processo de ensino/aprendizagem daqueles que integram tais instituições.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 311481 - PLACIDO FRANCISCO DE ASSIS ANDRADE
Interna - 1549923 - MARIA SILVANA ALCANTARA COSTA
Externa à Instituição - MARIA CRISTIANE MAGALHÃES BRANDÃO - UECE
Notícia cadastrada em: 01/06/2022 09:29
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - --------- | Copyright © 2006-2024 - UFCA - sig05-prd-jne.ufca.edu.br.sig5