Banca de DEFESA: DAVID RAMALHO NOBREGA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAVID RAMALHO NOBREGA
DATA : 21/05/2024
LOCAL: Google Meet

EXPLORANDO A TEORIA DOS GRAFOS COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVER O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Theory of graphs; Computational Thinking; Toolkit; Systematic review; Teaching Mathematics.

Este trabalho apresenta inicialmente uma revisão sistemática de literatura de teses e dissertações que tratam do emprego da teoria dos grafos em aulas de matemática nas escolas. A pesquisa foi realizada nas bases de dados BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) e no acervo do PROFMAT (Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional), no período de 2013 a 2023, em língua portuguesa, buscando compreender como a teoria dos grafos vem sendo utilizada nas escolas e quais as finalidades do emprego dessa teoria. Os estudos selecionados mostram que há inúmeras aplicações e problemas do cotidiano possíveis de serem abordados em sala de aula relacionando a matemática com grafos, contribuindo assim para a aprendizagem dos alunos. Contudo, constatou-se nesses trabalhos pesquisados algumas lacunas, como a ausência do pensamento computacional nas aplicações com grafos. Sendo assim, o presente trabalho propõe uma integração entre o pensamento computacional e a teoria dos grafos no contexto das aulas de matemática no ensino básico. Ao apresentar definições fundamentais dessas áreas e sugerir atividades específicas, espera-se que o professor possa desenvolver habilidades computacionais e lógicas nos alunos, além de promover sua autonomia. As ferramentas exploradas da teoria dos grafos incluem o algoritmo de Dijkstra, ciclo Euleriano, grafo direcionado e ciclo semi-Euleriano. Em relação ao pensamento computacional, utilizou-se o conjunto de habilidades do Computational Thinking in K-12 Education Leadership toolkit. Por fim, são dadas outras sugestões de aplicações voltadas para as escolas utilizando novas ferramentas e variações das atividades propostas.

Externa à Instituição - HELLEN MONÇÃO DE CARVALHO SANTANA
Interna - CLARICE DIAS DE ALBUQUERQUE
Presidente - ERICA BOIZAN BATISTA
Notícia cadastrada em: 30/04/2024 14:37