EXPLORANDO A TEORIA DOS GRAFOS COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVER O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Teoria dos Grafos; Pensamento Computacional; Toolkit; Revisão Sistemática; Ensino de Matemática.
Este trabalho apresenta inicialmente uma revisão sistemática de literatura de teses e dissertações que tratam do emprego da teoria dos grafos em aulas de matemática nas escolas. A pesquisa foi realizada nas bases de dados BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) e no acervo do PROFMAT (Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional), no período de 2013 a 2023, em língua portuguesa, buscando compreender como a teoria dos grafos vem sendo utilizada nas escolas e quais as finalidades do emprego dessa teoria. Os estudos selecionados mostram que há inúmeras aplicações e problemas do cotidiano possíveis de serem abordados em sala de aula relacionando a matemática com grafos, contribuindo assim para a aprendizagem dos alunos. Contudo, constatou-se nesses trabalhos pesquisados algumas lacunas, como a ausência do pensamento computacional nas aplicações com grafos. Sendo assim, o presente trabalho propõe uma integração entre o pensamento computacional e a teoria dos grafos no contexto das aulas de matemática no ensino básico. Ao apresentar definições fundamentais dessas áreas e sugerir atividades específicas, espera-se que o professor possa desenvolver habilidades computacionais e lógicas nos alunos, além de promover sua autonomia. As ferramentas exploradas da teoria dos grafos incluem o algoritmo de Dijkstra, ciclo Euleriano, grafo direcionado e ciclo semi-Euleriano. Em relação ao pensamento computacional, utilizou-se o conjunto de habilidades do Computational Thinking in K-12 Education Leadership toolkit. Por fim, são dadas outras sugestões de aplicações voltadas para as escolas utilizando novas ferramentas e variações das atividades propostas.