EQUIDADE DE GÊNERO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Equidade de gênero; Ensino de matemática; Mulher; Educação básica; Revisão sistemática.
A pesquisa desenvolvida neste trabalho buscou responder à seguinte pergunta: a relação entre a equidade de gênero e o ensino de Matemática na Educação Básica tem sido foco de investigações na academia? Para buscar respostas, realizou-se um levantamento das principais pesquisas sobre a temática com o intuito de se obter um panorama geral do que vem sendo abordado. O objetivo foi estabelecer um panorama das principais pesquisas nacionais publicadas no formato de dissertação ou tese, entre os anos de 2013 e 2023, relacionadas ao ensino de Matemática e à questão de gênero na Educação Básica. Para isso, utilizou-se a técnica de Revisão Sistemática de Literatura, uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com buscas em plataformas online de prestígio. Constatou-se que a quantidade de pesquisas que atenderam aos critérios definidos foi bastante pequena, evidenciando a necessidade de ampliar a discussão sobre esse tema na academia. Além disso, as pesquisas selecionadas indicam que a utilização de práticas para promover a equidade de gênero nas aulas de Matemática impacta positivamente na autoestima e no empoderamento das estudantes. Como complemento, foi elaborado um guia com dicas e sugestões para auxiliar na promoção da igualdade de gênero no ensino de Matemática, destinado a educadores que desejam reduzir a disparidade de gênero em suas aulas.