Banca de DEFESA: LEILYANNE SILVA DE MORAISS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEILYANNE SILVA DE MORAISS
DATA : 30/10/2018
LOCAL: UFCA

A SEQUÊNCIA DE POLYA APLICADA AO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL

Ensino de Matemática. Sequência do Polya. Aprendizagem Significativa.

Impelida a contribuir com a melhoria de ensino de matemática na qual o docente necessita praticar ações que envolvam os alunos de forma a provocar interesse pelos conteúdos e torna-los ativos na construção do conhecimento, desenvolvemos esse trabalho a partir de aulas ministradas, aplicando a Sequência de Ensino de George Polya, descrita  em seu livro A Arte de Resolver Problemas, para estimular a resolução de questões envolvendo o cálculo de volumes de sólidos geométricos. Esta sequência sugere que a  elaboração da solução de problemas matemáticos seja organizada em quatro  etapas: Compreensão do problema; Estabelecimento de um plano para solucionar o problema;  Execução do plano e Retrospecto da resolução, visando, assim, uma aprendizagem significativa e promovendo uma heurística que será levada além do ambiente escolar. As aulas foram ministradas a partir da ótica Ausubeliana, sempre tentando identificar na estrutura cognitiva dos alunos, conceitos relevantes preexistentes a fim de que os novos conhecimentos sejam ancoradas, promovendo crescimento e maturação do aluno. Apresentamos também um capítulo sobre volume de sólidos geométricos com demonstrações das fórmulas sobre seus respectivos volumes fundamentados no Princípio de Cavaliere. Concluímos o trabalho apresentando o desenvolvimento das aulas  e as soluções dadas pelos alunos utilizando as etapas da Sequência de Ensino de George Polya.

Interno - 1367703 - CLARICE DIAS DE ALBUQUERQUE
Presidente - 1549923 - MARIA SILVANA ALCANTARA COSTA
Interno - 6311481 - PLACIDO FRANCISCO DE ASSIS ANDRADE
Notícia cadastrada em: 23/10/2018 22:19