A GAMIFICAÇÃO ALIADA À TECNOLOGIA NO ENSINO
BRASILEIRO DE MATEMÁTICA
Gamificação, TDIC, Ensino de Matemática, Revisão Sistemática.
O contínuo avanço da sociedade impõe à todos os seus setores constantes mudanças,
exigindo a todo momento que as formas de trabalho acompanhem este progresso. No
campo educacional isso é ainda mais evidente, uma vez que o contato com novas gerações
de estudantes acontece de forma praticamente instantânea. Diante deste fato, faz-se
necessário a busca de novas metodologias de ensino, que se adequem a este novo perfil e
ofereçam suporte ao bom desenvolvimento da educação, bem como tecnologias que possam
auxiliar na aplicação dessas metodologias. Este trabalho tem como objetivo avaliar a
abrangência da metodologia Gamificação no ensino de matemática no Brasil e identificar
quais são as ferramentas tecnológicas mais utilizadas para a aplicação dessa metodologia.
O encaminhamento metodológico utilizado foi o da Revisão Sistemática de Literatura,
tendo como intervalo de busca os anos de 2016 a 2021. Os resultados obtidos apontam que
o uso da Gamificação como estratégia de ensino foi bastante satisfatório quando se deseja
melhorar o engajamento dos alunos na realização das tarefas propostas. Além disso, foi
possível observar que atualmente há poucos trabalhos na área voltados para os alunos do
Ensino Médio, o que motivou a criação de uma proposta de atividade gamificada voltada
para esse público.