ENSINO DE MATEMÁTICA E DOMINÓ: PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO BÁSICO
Ensino. Probabilidade. Dominó.
Este trabalho tem o objetivo de explorar o jogo de dominó como recurso didático para o
aprendizado de probabilidade e estatística à nível da matemática do ensino médio. Para tanto
foi realizado uma pesquisa bibliográfica em trabalhos acadêmicos e didáticos que envolvam
conceitos da probabilidade, estatística e do jogo de dominó. A principal contribuição dessa
pesquisa é fornecer um produto didático que ajude ao professor de matemática do ensino médio
refletir e inovar sua prática docente em sala de aula no ensino dos conceitos de probabilidade e
estatística. O produto didático proposto consiste em explorar o jogo de dominó para ajudar na
compreensão dos assuntos matemáticos aqui propostos por meio de situações problemas que
utilizem das peças do dominó e de análise de partidas de dominó entre dois jogadores. Espera-se
que este trabalho promova o diálogo na comunidade científica e escolar sobre a importância de
repensar em práticas de ensino envolvente, cativante e que desmitifique o olhar da matemática
como uma disciplina de difícil compreensão e desconecta de outras áreas do conhecimento e da
vida.