Banca de DEFESA: ANDERSON ANTONIO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDERSON ANTONIO DA SILVA
DATA : 26/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Virtual do Google meet: https://meet.google.com/mcv-rksg-mfy
TÍTULO:

TABUANDO: DESENVOLVIMENTO DE JOGO DIGITAL PARA AUXÍLIO NO APRENDIZADO DE ARITMÉTICA BÁSICA


PALAVRAS-CHAVES:

 Jogos Educacionais. Educação Básica. Gamificação. Tabuada.


PÁGINAS: 73
RESUMO:

O aprendizado da matemática pode se desenvolver utilizando várias metodologias
diferentes. A ludicidade é um conceito cada vez mais importante no processo de
aprendizagem do aluno, inclusive na disciplina de matemática. Após observações
em sala de aula, foi perceptível que uma das dificuldades no aprendizado da matemática
se dá pela não absorção dos conhecimentos básicos, como, por exemplo, a
aritmética básica. Uma das formas de se desenvolver o aprendizado da aritmética
básica é através da repetição e isso é muito aplicado através da tabuada, porém a
metodologia tradicional de ensino não é nada atrativa aos alunos, principalmente
no mundo digital em que vivemos, o que pode não ser eficiente a todos os discentes.
Assim, uma forma de abordar o ensino através da repetição, é implementar
a ludicidade no processo. A estratégia de gamificação, contida em jogos de uma
maneira geral, é uma das várias formas de ludicidade e é bem recebida por grande
parte dos alunos. Nesse trabalho foi desenvolvido um jogo digital capaz de auxiliar
no processo de aprendizagem da aritmética básica. O jogo foi desenvolvido através
da plataforma Unity 3D. Esse game aborda a metodologia de aprendizagem por
repetição, para, de forma lúdica, fixar conhecimentos básicos no desenvolvimento
da aprendizagem em matemática. Este trabalho vem apresentar a metodologia de
ensino tradicional e a prática de repetição e memorização como parte do processo
de ensino e aprendizagem do aluno. Além de mostrar os conceitos de gamificação,
o que são os jogos digitais e os educacionais, a importância da aritmética para o
aprendizado da matemática e a utilização da tabuada como ferramenta indispensável
na construção do conhecimento. Serão apresentadas as características do game,
como o jogo foi pensado e quais metodologias e técnicas pedagógicas estão sendo
abordadas na utilização do aplicativo. Também será sugerido uma estratégia de
aplicação do aplicativo e, por fim, far-se-á um apanhado das informações apresentadas
no trabalho e dos resultados esperados na implantação do produto criado como
objeto de estudo apresentado neste trabalho além de futuras melhorias e implementações
notadas no decorrer da construção do produto. Após o desenvolvimento, o
aplicativo foi publicado na “Play Store” para apreciação de todos os usuários do
sistema operacional Android, onde é esperado que este seja bem aceito, em especial
pela comunidade de alunos, e possa verdadeiramente contribuir na construção dos
conhecimentos base, necessários na disciplina de matemática. Essas informações
poderão ser observadas em pesquisas futuras.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1241552 - FRANCISCO DE ASSIS BENJAMIM FILHO
Interno - 1103207 - FRANCISCO PEREIRA CHAVES
Externo à Instituição - JOÃO FRANCISCO DA SILVA FILHO - UNILAB
Externo ao Programa - 1570709 - RAFAEL PERAZZO BARBOSA MOTA
Notícia cadastrada em: 12/08/2022 07:23
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