A MATEMÁTICA ATRAVÉS DO TATO: UTILIZANDO OS
SOFTWARES GEOGEBRA E MONET NA CRIAÇÃO DE
CONTEÚDO TÁTIL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Deficiência visual. Ensino e aprendizagem da matemática. Softwares
GeoGebra e Monet. Função afim.
O presente trabalho tem como objetivo propor e apresentar ao leitor, em especial ao
professor de matemática, uma importante alternativa pedagógica para o ensino da função
afim a pessoas com deficiência visual. A metodologia consiste na construção, em alto-relevo,
das notas de aula do assunto a ser ministrado pelo professor, incluindo imagens e gráficos,
e utilizando as potencialidades dos softwares GeoGebra e Monet. O objetivo da proposta é
permitir que o estudante possa acompanhar o que está sendo trabalhado pelo professor na
própria sala de aula. Como produto educacional deste trabalho, serão criadas notas de aula
específicas para a função afim. Além de apresentar os softwares e a proposta em questão,
faremos ao longo dos capítulos uma abordagem sobre educação inclusiva, deficiência visual
e ensino de matemática para pessoas com deficiência visual.