Banca de DEFESA: DANIELE ALVES SOUZA

DATA : 07/06/2024
LOCAL: Google Meet

QUADRADOS MÁGICOS GEOMÉTRICOS

Quadrados mágicos geométricos. Áreas. Jogos.

Este trabalho é baseado integralmente em um artigo científico com o mesmo título, escrito pelos autores Daniele Alves Souza, Valdinês Leite de Sousa Júnior e Erica Boizan Batista. Nele apresentamos uma abordagem na utilização dos quadrados mágicos geométricos como uma ferramenta pedagógica inovadora no ensino de matemática. O objetivo é explorar as caractérísticas dos quadrados mágicos geométricos de ordem 3, investigando sua história, propriedades e, principalmente, como esses quadrados podem ser introduzidos nas salas de aula do ensino básico para promover o aprendizado de conceitos matemáticos de forma significativa e envolvente. Ao substituir os números tradicionais por formas geométricas, os quadrados mágicos geométricos oferecem uma oportunidade única para os alunos explorarem padrões visuais e desenvolverem habilidades matemáticas enquanto se divertem. Além disso, propõe-se uma prática pedagógica que inclui a construção, análise e resolução de problemas relacionados aos quadrados mágicos geométricos, estimulando o pensamento crítico e o trabalho em equipe. Essa abordagem interdisciplinar permite a integração de conceitos de geometria, álgebra e aritmética, proporcionando uma experiência de aprendizado holística e prazerosa para os alunos.

Externo à Instituição - ALEX SANDRO LOPES SANTOS - UFPI
Externo à Instituição - PAULO CESAR CAVALCANTE DE OLIVEIRA - URCA
Interno - STEVE DA SILVA VICENTIM
Presidente - VALDINES LEITE DE SOUSA JUNIOR