Banca de DEFESA: MARCIO JOSÉ QUEIROZ CLAUDINO

DATA : 14/06/2024
LOCAL: https://meet.google.com/khv-yifc-ojh?hs=224

UM MÉTODO COMPUTACIONAL PARA MINIMIZAR FUNÇÕES QUADRÁTICAS

Métodos Computacionais. Funções Quadráticas. Programação.

Neste trabalho, exploraremos um método computacional para a minimização de funções quadráticas. Utilizaremos a linguagem de programação Java para a implementação do algoritmo proposto. Uma aplicação do método utilizando o software GeoGebra também será apresentada. Nosso objetivo é introduzir princípios fundamentais de programação no Ensino Básico, ressaltando a relevância da matemática na era digital, oferecendo aos alunos uma introdução prática e tangível ao mundo da programação, preparando-os para desafios futuros e oportunidades na área de matemática aplicada e computação. Este trabalho é derivado de um artigo previamente submetido por Márcio José Queiroz Claudino, o autor principal, pelo professor Doutor Valdinês Leite de Sousa Júnior e pela professora Doutora Érica Boizan Batista. O artigo apresenta um método computacional que integra o ensino de matemática e programação, demonstrando a aplicação prática dos conceitos matemáticos. O método será implementado utilizando a linguagem de programação Java e o software de matemática dinâmica GeoGebra.

Presidente - VALDINES LEITE DE SOUSA JUNIOR
Interno - VICENTE HELANO FEITOSA BATISTA SOBRINHO
Externo ao Programa - 1336841 - DIEGO FRANKIN DE SOUZA VERAS SANT ANA - UFCAExterno à Instituição - EDVALDO ELIAS DE ALMEIDA BATISTA - UFOB
Notícia cadastrada em: 10/06/2024 09:49