Banca de DEFESA: ALAN ALYSSON ARRUDA TEMOTEO

DISCENTE : ALAN ALYSSON ARRUDA TEMOTEO
DATA : 29/08/2024

A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: TRABALHANDO O POUPAR E O INVESTIR COM OS JOGOS PIQUENIQUE E BONS NEGÓCIOS

Educação Financeira. Sequência didática. Jogos educativos.

O presente trabalho propõe uma aproximação da Matemática ao cotidiano dos alunos, utilizando para esse fim a Educação Financeira, ao mesmo tempo em que se apresenta também como um material de divulgação para professores interessados em adquirir conhecimentos acerca do tema com o intuito de replicá-los em sala de aula. O material aqui apresentado baseia-se em um curso de introdução à Educação Financeira, oferecido pelo Instituto Brasil Solidário na modalidade de Ensino à Distância, no qual aborda a utilização dos jogos educativos “Piquenique” e “Bons Negócios” como ferramentas pedagógicas para o ensino de conceitos financeiros nas escolas de forma lúdica e interativa. Esta dissertação vem apontar uma estratégia de implementação da Educação Financeira nas escolas, apresentando uma proposta de sequência didática como ferramenta para a inserção do tema no Ensino Fundamental, utilizando-se de atividades baseadas em questionários, conceitos e práticas que relacionam os jogos já citados com alguns dos temas contemporâneos transversais, com a finalidade de educar o aluno para que ele possa tornar-se um adulto independente e consciente na tomada de decisões diante de situações relacionadas ao tema, bem como em várias outras situações de seu cotidiano. Essa metodologia busca enriquecer a prática pedagógica por meio de uma abordagem diferenciada da Educação Financeira, colocando o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem e fortalecendo a atuação do professor como agente mediador entre o conhecimento e o aluno.

Externo à Instituição - JOSÉ IVELTON SIQUEIRA LUSTOSA - IFPB
Interno - FRANCISCO DE ASSIS BENJAMIM FILHO
Presidente - FRANCISCO PEREIRA CHAVES
Notícia cadastrada em: 13/08/2024 09:44