Geometria na Educação Básica: da Reforma de Francisco Campos ao Novo Ensino Médio
Ensino da Geometria, Base Nacional Comum Curricular, Geometria Dinâmica,
PCNs.
Neste trabalho apresentamos um breve relato das principais reformas educacionais
desde o Brasil Colônia até os dias atuais, relacionando as mudanças propostas com a
conjuntura histórica do período. Apresentamos as modificações no Ensino da Geometria,
comparando os currículos propostos na Reforma Francisco Campos e Gustavo Capanema,
passando pela modificações com a implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais
e analisando a proposta da Base Nacional Comum Curricular e do Novo Ensino Médio.
Mostrando o impacto das reformas na construção do currículo e na metodologia do
ensino - aprendizagem da Geometria por meio da exploração das questões propostas em
cada período estudado. Em seguida, expomos sugestões metodológicas, em consonância
com a BNCC, para o Ensino da Geometria no Ensino Médio como auxílio de softwares
de Geometria Dinâmica ( Poly Pro, GeoGebra, Cinderella) e Material Concreto (Geolig).