Banca de DEFESA: ANTONIO JAKSON PORFÍRIO PINHEIRO

DISCENTE : ANTONIO JAKSON PORFÍRIO PINHEIRO
DATA : 30/07/2019
LOCAL: UFCA - JUAZEIRO DO NORTE

O uso de materiais concretos no ensino da Matemática.

Materiais Concretos. Ensino Aprendizagem.

O presente trabalho tem por finalidade apresentar o uso de materiais concretos no ensino da matemática a fim de que o educador e o educando o tenham como ferramenta no processo de Ensino-Aprendizagem tornando o ensino aplicável e dinâmico. Essa ferramenta de ensino vem de encontro ao desejo dos educandos e educadores de tornarem as aulas mais dinâmicas e com uma maior participação dos alunos. A utilização do material concreto desenvolve o raciocínio do aluno, a interatividade com os outros alunos, estimulando o pensamento lógico matemático. A interligação do abstrato ao concreto propicia ao aluno uma verificação da teoria apresentada em sala, muitas vezes restrita somente a parte teórica. Para o aluno o ensino traz um maior sentido à medida que ele é aplicável tornando assim uma relação direta do abstrato ao concreto. Acredita-se que o uso destes materiais é uma estratégia para o ensino de matemática, assim como é facilitador para o desenvolvimento didático do professor e aprendizagem do aluno, sendo capaz de desenvolver um conhecimento significativo no que é ensinado. Os materiais concretos servem como mediador a fim de facilitar a relação professor/aluno/conhecimento matemático. A utilização desta prática pedagógica facilita a utilização do conhecimento científico aplicável ao cotidiano do aluno, dando suporte para que o docente venha conciliar teoria e prática.

Interno - 1367703 - CLARICE DIAS DE ALBUQUERQUE
Interno - 1241552 - FRANCISCO DE ASSIS BENJAMIM FILHO
Presidente - 2103207 - FRANCISCO PEREIRA CHAVES
Notícia cadastrada em: 23/07/2019 14:20