UMA INTRODUÇÃO À TEORIA DOS GRAFOS UTILIZANDO
PROBLEMAS DO COTIDIANO
Teoria de Grafos. Problemas Clássicos. Algoritmos em
Grafos. Problemas do Cotidiano. Educação Básica. Sequências Didáticas.
Neste trabalho, apresentamos alguns conceitos introdutórios sobre a teoria de gra-
fos, enfatizando os problemas clássicos e os algoritmos desenvolvidos a partir de-
les. Ademais, procuramos disponibilizar ao professor do ensino básico um material,
envolvendo a Teoria de Grafos, que proporcione ao aluno do ensino médio maior
interesse pela matemática. Livros, artigos e dissertações serviram de embasamento
teórico para oferecer ao leitor, especialmente ao professor de matemática do ensino
básico, um material que permita uma aproximação com este tema. Para isso, pro-
pomos sequências didáticas desenvolvidas a partir da abordagem da resolução de
problemas, de forma que em cada uma delas sejam apresentadas situações problema
desafiadoras, envolvendo atividades presentes no cotidiano dos alunos e buscando
despertar o interesse dos discentes. Com essas atividades, acreditamos que a in-
clusão da Teoria dos Grafos põem-se como mais uma alternativa de conteúdo a ser
trabalhado com os alunos da Educação Básica, e sem grandes obstáculos, pois atende
às expectativas dos Parâmetros Curriculares Nacionais de aplicabilidade do conheci-
mento adquirido na resolução de situações problema encontradas no cotidiano, além
de ser uma porta de entrada para a apresentação de novos conteúdos.