Banca de DEFESA: ANTÔNIO EDMAR RIBEIRO DE QUEIROZ FILHO

DISCENTE : ANTÔNIO EDMAR RIBEIRO DE QUEIROZ FILHO
DATA : 15/08/2023

O USO DOS TEMPOS ELETIVOS PARA A APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ANALÍTICA NO NOVO ENSINO MÉDIO

Matemática. Geometria Analítica. Tempo Eletivo. Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio trouxe consigo muitas melhorias e também muitos dasafios. Sua chegada impactou todas as disciplina, inclusive a Matemática, a ponto de alguns conteúdos não serem mais vistos na base comum desta matéria, como é o caso da Geometria Analítica. Diante da importância da Geometria Analítica para a aprendizagem matemática e também de sua inegável aplicação em várias situações do cotidiano, é de fundamental relevância buscar formas de trabalhar esta matéria. Uma das possibilidades para isso é por meio dos Tempos Eletivos ou Oficinas das Escolas de Tempo Integral. Esses espaços, criados para que o aluno aprofunde seus conhecimentos naquilo que é importante para sua formação, se mostram como uma oportunidade para amenizar os problemas trazidos pela falta da Geometria Analítica na base comum da disciplina de Matemática. No presente trabalho, será exposto o funcionamento dos tempos eletivos como uma saída possível para que os alunos não deixem de estudar a Geometria Analítica e também serão sugeridas aplicações dos conteúdos desta matéria que podem ser trabalhadas com os alunos nos Tempos Eletivos, focando em fortalecer ainda mais a aprendizagem desse assunto indispensável.

Externo à Instituição - WANDERLEY DE OLIVEIRA PEREIRA - UECE
Interno - FRANCISCO DE ASSIS BENJAMIM FILHO