Banca de DEFESA: JOSÉ MELQUISEDEQUE SANTOS GRANGEIRO

DISCENTE : JOSÉ MELQUISEDEQUE SANTOS GRANGEIRO
DATA : 21/08/2024

O IMPACTO DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NAS METODOLOGIAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUMAS REFLEXÕES

Avaliações externas; metodologia de ensino; resultados; currículo; aprendizagem; matemática.

A avaliação é de grande importância para a verificação da qualidade promovida no processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, as avaliações externas têm o intuito de avaliar o trabalho pedagógico das escolas e gerar políticas públicas. Com isso, as escolas sentem a necessidade de se articularem a fim de preparar os seus estudantes para esses exames, em sua grande maioria, prevalece as disciplinas de língua portuguesa e matemática. No entanto, a forma utilizada de preparação pode afetar negativamente na aprendizagem significativa dos objetos de conhecimento presentes no currículo dessas disciplinas. Portanto, este trabalho tem por finalidade realizar um apanhado teórico com base em outros pesquisadores sobre o tema e discutir as possíveis implicações que as políticas de avaliações externas podem causar ao ensino básico e em especial na disciplina de matemática. Como consequência, alguns apontamentos serão realizados sobre os cuidados que professores e gestores em educação devem tomar ao decidirem inserir a preparação para essas avaliações na rotina de sala de aula.

Externa à Instituição - BÁRBARA PAULA BEZERRA LEITE LIMA - URCA
Externa à Instituição - DENISE APARECIDA ENES RIBEIRO - UEPB