A SEQUÊNCIA DE POLYA APLICADA AO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL
Ensino de Matemática. Sequência do Polya. Aprendizagem Significativa.
Impelida a contribuir com a melhoria de ensino de matemática na qual o docente necessita praticar ações que envolvam os alunos de forma a provocar interesse pelos conteúdos e torna-los ativos na construção do conhecimento, desenvolvemos esse trabalho a partir de aulas ministradas, aplicando a Sequência de Ensino de George Polya, descrita em seu livro A Arte de Resolver Problemas, para estimular a resolução de questões envolvendo o cálculo de volumes de sólidos geométricos. Esta sequência sugere que a elaboração da solução de problemas matemáticos seja organizada em quatro etapas: Compreensão do problema; Estabelecimento de um plano para solucionar o problema; Execução do plano e Retrospecto da resolução, visando, assim, uma aprendizagem significativa e promovendo uma heurística que será levada além do ambiente escolar. As aulas foram ministradas a partir da ótica Ausubeliana, sempre tentando identificar na estrutura cognitiva dos alunos, conceitos relevantes preexistentes a fim de que os novos conhecimentos sejam ancoradas, promovendo crescimento e maturação do aluno. Apresentamos também um capítulo sobre volume de sólidos geométricos com demonstrações das fórmulas sobre seus respectivos volumes fundamentados no Princípio de Cavaliere. Concluímos o trabalho apresentando o desenvolvimento das aulas e as soluções dadas pelos alunos utilizando as etapas da Sequência de Ensino de George Polya.