UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE
RACIOCÍNIO LÓGICO UTILIZANDO ÁLGEBRA BOOLEANA E CIRCUITOS DIGITAIS
Raciocínio lógico. Álgebra booleana. Circuito lógico digital.
Nem sempre é fácil justificar para alunos do ensino médio a importância da mate-
mática, principalmente quando se lida com conceitos fundamentais, usados apenas
para estabelecer uma determinada teoria. Quando extensa, a distância entre a te-
oria matemática e suas implicações práticas desestimula o alunado, causando seu
desinteresse em temas sabidamente relevantes para nosso cotidiano, como a lógica
matemática. Isso se agrava quando o docente resolve adotar uma abordagem tra-
dicional, geralmente considerada monótona pelo público em geral. Uma estratégia
promissora, que tem sido muito adotada ultimamente, é a utilização de programas
computacionais que permitem modelar problemas matemáticos de modo dinâmico e
intuitivo. Ainda assim, isso não possibilita que o estudante tenha uma experiência
concreta. As atividades práticas concretas, além de estimular a curiosidade, enga-
jamento dos alunos, interesse pela ciência, autonomia e capacidade de comunicação
e expressão, permitem estabelecer uma relação direta com o mundo real. Nesse
sentido, propõe-se uma sequência didática para o ensino de fundamentos de lógica
matemática por intermédio de práticas de montagem de circuitos lógicos digitais. A
sequência está organizada em três módulos, agrupados segundo o nível de complexi-
dade dos circuitos utilizados. Com isso, busca-se oferecer ao professor uma proposta
de ensino que desperte e desenvolva nos alunos habilidades de observação, inves-
tigação, reflexão e tomada de decisão, em conformidade com os preceitos da base
nacional comum curricular e dos parâmetros curriculares nacionais para o ensino
médio, mostrando ao mesmo que a matemática é uma ciência viva, que contribui
para solucionar problemas tecnológicos e científicos, e que ela é o alicerce de muitas
descobertas da humanidade.