Banca de DEFESA: ERIVAN GRANGEIRO DE MORAIS

DISCENTE : ERIVAN GRANGEIRO DE MORAIS
DATA : 30/08/2024
LOCAL: https://meet.google.com/qyx-mvcm-igi

DESAFIOS E TÉCNICAS DE CONTAGEM EM CONCURSOS PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS IFs

Matemática; Concursos Públicos; Professores; Institutos Federais; Técnicas de Contagem.

O presente trabalho intitulado “Desafios e Técnicas de Contagem em Concursos para Professores de Matemática dos IFs” explora a importância e o uso das questões de contagem em concursos públicos voltados para a seleção de docentes nos Institutos Federais (IFs). A pesquisa investiga provas recentes desses concursos, com destaque para a frequência e o tipo de problemas de contagem, como permutações e combinações, que são comumente abordados. O estudo também abrange o Triângulo de Pascal e o Binômio de Newton, ferramentas fundamentais no ensino médio, analisando suas propriedades e aplicações. O mesmo realiza ainda demonstrações combinatórias e algébricas de algumas propriedades do Triângulo de Pascal e apresenta aplicações práticas dessas propriedades em sala de aula. Além disso, o trabalho propõe soluções para questões de contagem que já foram cobradas em concursos para o cargo de professor de Matemática nos IFs. A dissertação se estrutura em cinco capítulos, que incluem desde conceitos básicos de métodos de contagem até discussões mais aprofundadas sobre o uso desses conceitos em contextos educacionais. O objetivo final é fornecer um material de estudo útil para candidatos que desejam se preparar para esses concursos, destacando a relevância e a complexidade das questões de contagem na seleção de professores. O trabalho, portanto, não só contribui para o conhecimento técnico da área, mas também oferece suporte prático para o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem focadas em combinatória.

Presidente - VALDIR FERREIRA DE PAULA JUNIOR
Interno - LEANDRO DA SILVA TAVARES
Interno - STEVE DA SILVA VICENTIM
Externa ao Programa - 1043327 - SAMARA COSTA LIMA - UFCAExterno à Instituição - GLAUBER MARCIO SILVEIRA PEREIRA - UNINASSAU