Banca de DEFESA: CICERA ÉDNA BARBOSA DAVID

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CICERA ÉDNA BARBOSA DAVID
DATA : 04/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Faculdade de Medicina - FAMED - Barbalha
TÍTULO:

IMPACTO DA RESTRIÇÃO CALÓRICA SOBRE O ESTRESSE OXIDATIVO E O CANAL MITOCONDRIAL DE POTÁSSIO SENSÍVEL AO ATP DURANTE A HIPERTROFIA CARDÍACA EM CAMUNDONGOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Hipertrofia cardíaca. Restrição Calórica. Mitocôndria. Espécies reativas de oxigênio. Canal mitocondrial de potássio sensível ao ATP.


PÁGINAS: 72
RESUMO:

A hipertrofia cardíaca é uma resposta compensatória do coração frente a um aumento de volume ou pressão arterial. Embora seja uma resposta benéfica temporária, frequentemente, leva à cardiomiopatia hipertrófica e à insuficiência cardíaca congestiva. A restrição calórica (RC) é uma poderosa intervenção para melhoria da saúde e retardo do envelhecimento, seus efeitos envolvem melhora no metabolismo energético e estresse oxidativo, no qual as mitocôndrias desempenham um papel central. A mitocôndria possui um canal de potássio sensível a ATP (mitoKATP), cuja abertura leva a proteção celular através de mecanismos relacionados à diminuição do estresse oxidativo celular. Neste ensaio investigou-se o papel da RC na prevenção da hipertrofia cardíaca induzida pelo isoproterenol in vivo por evitar a produção de espécies reativas de oxigênio e manter a atividade antioxidante. Adicionalmente, investigou-se o envolvimento do mitoKATP na hipertrofia cardíaca. Afim de estabelecer um protocolo para indução da restrição calórica em camundongos, contabilizou-se (em gramas) o consumo de dieta padrão de camundongos Swiss durante 2 semanas. Após este período os animais foram divididos, aleatoriamente, em dois grupos: com ingestão ad libitum (grupo AL) e alimentado com 60% do consumo médio de calorias (grupo RC – calculado como anterioremente) durante 4 semanas adicionais. Para induzir hipertrofia cardíaca, os animais foram tratados com isoproterenol (ISO) (30 mg/ kg / dia) durante 8 dias. Para inibição do mitoKATP, bloqueadores, 5-hidroxidecanoato (5-HD) (10 mg / kg / dia) e glibenclamida (GLI) (6 mg/kg/dia) foram utilizados a partir do 5º dia. Camundongos tratados com ISO tiveram elevada relação peso do coração/ comprimento da tíbia e níveis aumentados de proteína cardíaca. Esses mesmos marcadores hipertróficos foram significantemente reduzidos em camundongos RC tratados com ISO. O tecido cardíaco de camundongos em restrição calórica, tratados com ISO produziram menos H2O2 e apresentaram menor oxidação de proteínas. Adicionalmente a RC bloqueou a repressão da atividade antioxidante, induzida pela hipertrofia, das enzimas superóxido dismutase, catalase e glutationa peroxidase. Notavelmente, demonstrou-se que a atividade do mitoKATP foi reprimida em mitocôndrias isoladas de corações hipertróficos, de maneira sensível à RC. Finalmente, como prova do princípio do envolvimento do mitoKATP na proteção contra a hipertrofia observou-se aqui que a inibição farmacológica do mitoKATP (usando 5-HD e GLI) bloqueou significantemente os efeitos protetores da RC. Juntos esses dados sugerem que a RC melhora o equilíbrio redox durante a hipertrofia cardíaca, e realiza esse processo em um mecanismo envolvendo a ativação do mitoKATP.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1364396 - HEBERTY DI TARSO FERNANDES FACUNDO
Interno - 2353800 - CLAUDIO GLEIDISTON LIMA DA SILVA
Interno - 2185176 - FRANCISCO NASCIMENTO PEREIRA JUNIOR
Externo à Instituição - HENRIQUE DOUGLAS MELO COUTINHO - URCA
Externo à Instituição - IRWIN ROSE ALENCAR DE MENEZES - URCA
Notícia cadastrada em: 01/02/2019 13:55
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - --------- | Copyright © 2006-2024 - UFCA - sig05-prd-jne.ufca.edu.br.sig5