Banca de DEFESA: ANDRE OLIVEIRA SANTOS

DISCENTE : ANDRE OLIVEIRA SANTOS
DATA : 18/03/2020
LOCAL: Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade

PERFIL DE CARBOIDRATOS E LIGNINA NA BIOMASSA DE CULTIVARES E ECÓTIPOS DE CAPIM-GUINEA VISANDO O POTENCIAL NA PRODUÇÃO DE ETANOL

Megathyrsus maximus. Celulose. Açúcares fermentáveis.

Espécies vegetais com bom crescimento, elevada composição em açúcares fermentáveis e baixos teores de lignina e cinzas são fontes adequadas para a obtenção de etanol. As gramíneas forrageiras são consideradas apropriadas para estes fins, devido a seu rápido crescimento e elevada produção de biomassa. Objetivou-se estudar tais características em cultivares comerciais – Tanzânia (TA), Mombaça (MO) e Aruana (AR) – e ecótipos – Assaré (AS), Barbalha (BA) e Caririaçu (CA) – coletados da região do Cariri cearense da gramínea capim-guinea. As sementes foram coletadas, desinfetadas e semeadas em vasos contendo areia de textura média com capacidade de campo de 80%. A partir do décimo quinto dia, as plantas foram irrigadas alternadamente com solução nutritiva de Hoagland de 1/3 de força iônica e água destilada. Aos 45 e 90 dias após a semeadura foram analisados parâmetros morfofisiológicos, tais como comprimento e largura da folha, número de perfilhos, calibre do colmo e transpiração. A parte aérea das plantas coletadas aos 45 dias foi dividida em: folha primária, folha secundária, colmo primário e colmo secundário e os tecidos armazenados a -20°C para análises bioquímicas. Foram analisados os teores de glicose, frutose, açúcares redutores, sacarose, amido, celulose e lignina. A biomassa total não apresentou diferenças entre os materiais estudados aos 45 dias; contudo, a biomassa da cultivar AR foi a menor aos 90 dias de cultivo. Aos 45 dias, os teores de glicose e de frutose da parte aérea total foram significativamente maiores no ecótipo AS. Em relação aos teores de frutose, ainda foram encontradas diferenças significativas nas folhas primárias e secundárias entre as cultivares e ecótipos, se destacando, novamente, o alto teor no ecótipo AS. Os teores de sacarose seguiram um padrão de acúmulo bastante heterogêneo em cada tecido da parte aérea; porém, quando analisados em conjunto se destacaram AS, TA e AR. De modo geral, os teores de celulose nos tecidos analisados foram maiores na cultivar MO e menores na cultivar AS, padrão observado também, quando analisada toda a parte aérea. Em relação à lignina, não houve diferenças nos teores em folhas primárias e colmos secundários, porém, nas folhas secundária houve diferenças significativas entre as cultivares MO e TA e, nos colmos primários, se destacou BA pelo seu baixo conteúdo. Na parte aérea total, o ecótipo CA apresentou menores teores de lignina. De uma maneira geral, o teor total de açúcares resulta principalmente da contribuição da celulose. O ecótipo AS destacou-se ao apresentar teores de açúcares solúveis e amido duas vezes superiores aos teores de açúcares estruturais. Concluiu-se que a cultivar TA e a cultivar CA seriam adequada para a produção de etanol.

Presidente - 1881416 - JUAN CARLOS ALVAREZ PIZARRO
Interno - 1123441 - KAMILA CAMARA CORREIA
Externo à Instituição - CICERA RAQUEL FERNANDES RODRIGUES - UNILEAO
Notícia cadastrada em: 12/03/2020 08:40