Banca de DEFESA: ALCYLANNA NUNES TEIXEIRA SANTIAGO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALCYLANNA NUNES TEIXEIRA SANTIAGO
DATA : 28/02/2020
HORA: 10:00
LOCAL: UFCA campus Crato
TÍTULO:

 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA UFCA E A INTER-RELAÇÃO COM OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.


PALAVRAS-CHAVES:

Desenvolvimento sustentável. Práticas pedagógicas. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.


PÁGINAS: 78
RESUMO:

 

Resumo da Dissertação:

 

Esta dissertação situa sua discussão a partir do conhecimento sobre Desenvolvimento Sustentável, docência do ensino superior e de práticas pedagógicas de professores da Universidade Federal do Cariri (UFCA) articulado a temática dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O estudo reconhece pontos instigantes acerca das práticas docentes no ensino superior e as contribuições para o desenvolvimento sustentável na Região Metropolitana do Cariri (RMC), pautada na perspectiva dos 17 ODS propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1º de janeiro de 2016 através da Resolução intitulada “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”. Assim, o objetivo da pesquisa consistiu em conhecer quais e como os ODS estão envolvidos nas práticas de docentes da UFCA, bem como descrever o perfil da formação docente da UFCA; explicitar o que norteiam as práticas pedagógicas dos mesmos e a percepção docente acerca do desenvolvimento sustentável. Para contemplarmos os objetivos supracitados, fez-se então o uso da pesquisa do tipo bibliográfica, documental, descritiva e exploratória, com coleta de dados através da aplicação de questionário online com a ferramenta Google forms, dividida em três sessões para tatear questões específicas de cada temática em estudo. O tratamento de dados foi realizado com abordagem quantitativa e qualitativa, de modo que utilizamos no enfoque quantitativo o Statistical Package for Social Sciences (SPSS) e aprofundamos qualitativamente as discussões fundamentadas da Análise de conteúdo de BARDAN (2011), a partir do EIXO A – PERFIL DOCENTE DA UFCA, contemplando 4 das categorias ( Sobre os partícipes da pesquisa; Vinculação à UFCA; Formação; O que norteia nossas práticas) e o Eixo B – PRÁTICAS DOCENTES E A INTER-RELAÇÃO COM OS ODS, contando com 3 categorias versam sobre Percepção acerca do Desenvolvimento Sustentável; Os ODS nas práticas docentes; Perspectivas de uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável). Assim, premitindo compreendermos a transversalidade do estudo sobre Práticas pedagógicas dos Professores da UFCA e como os ODS se aproximam da esfera docente, ressaltando aqueles ODS mais contemplados nas práticas pedagógicas dos professores da UFCA, em suas atuações de ensino, pesquisa, extensão e cultura.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 471.846.124-34 - ADRIANA DE ALENCAR GOMES PINHEIRO - FAPCE
Externo à Instituição - MARIA NEUMA CLEMENTE GALVÃO - URCA
Interno - 232.480.843-91 - ZULEIDE FERNANDES DE QUEIROZ - URCA
Notícia cadastrada em: 18/02/2020 11:01
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - --------- | Copyright © 2006-2024 - UFCA - sig05-prd-jne.ufca.edu.br.sig5