Banca de QUALIFICAÇÃO: NÁGILA BATISTA COELHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NÁGILA BATISTA COELHO
DATA : 16/04/2021
HORA: 09:00
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET
TÍTULO:

TECNOLOGIAS SOCIAIS E DESENVOLVIMENTO LOCAL: EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PROJETO MULHERES QUILOMBOLAS E SEUS QUINTAIS PRODUTIVOS, NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SOUSA, PORTEIRAS (CE)


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologia Social. Comunidade Quilombola. Desenvolvimento Local.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Os quilombos são formados por grupos étnico-raciais conhecidos em todo o Brasil por ter sido um dos meios de resistência ao sistema de escravidão, lugares que se tornaram espaço de vida, expressão cultural e de afetividade. Essas localidades ainda não possuem uma total liberalidade que incluam os direitos fundamentais como acesso à terra, a água, educação de qualidade, segurança pública e saúde, o que retarda o seu desenvolvimento, comprometendo a qualidade de vida dessas pessoas, colocando a população negra ainda mais em risco por falta de assistência. Ultimamente as tecnologias Sociais (TS) vêm sendo difundidas nas comunidades quilombolas, dando espaço para soluções de problemas que afetam a dignidade das pessoas e do meio ambiente, se apresentando como importante ferramenta de inclusão social e também como estratégia de desenvolvimento sustentável. Esse trabalho tem como objetivo identificar qual a influência Económica e Social na vida das mulheres beneficiadas com o Projeto Mulheres Quilombolas e seus Quintais Produtivos, na comunidade Quilombola de Sousa no município de Porteiras Ceará. Através de duas tecnologias sociais cisternas Chapéu do Padre Cícero e bioágua familiar, implementadas pela Associação cristã de base ACB. Para alcançar o objetivo principal desse estudo se faz necessário um levantamento bibliográfico das questões quilombolas com ênfase no território do Cariri Cearense, assim como revisão literária das tecnologias sociais implementadas no projeto desenvolvido, pesquisa de campo e análise de questionários, um ante da implementação da tecnologia e outro com ela já em uso, o mesmo será respondido individualmente pelas 17 mulheres beneficiadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 348.726.123-53 - FRANCISCA LAUDECI MARTINS SOUZA - URCA
Interno - 232.480.843-91 - ZULEIDE FERNANDES DE QUEIROZ - URCA
Notícia cadastrada em: 08/04/2021 16:08
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - --------- | Copyright © 2006-2024 - UFCA - sig03-prd-jne.ufca.edu.br.sig3