A Sustentabilidade Social através do projeto de intervenção Leitura para Cidadania
Educação. Sustentabilidade. Dimensão social. Projeto Escolar.
Esta pesquisa está direcionada para os estudos dos aspectos sociais da sustentabilidade através
do acompanhamento das etapas de um projeto escolar. O objetivo geral é discutir a dimensão
social da sustentabilidade através das práticas de intervenção do projeto escolar intitulado
Leitura para Cidadania e quais suas relações com os aspectos sociais nas vivências analisadas.
O projeto foi elaborado pela EEFM José Matias Sampaio pertencente à rede de ensino regular
estadual da cidade de Brejo Santo-Ce. No primeiro momento foi feito um percurso conceitual
sobre as Conferências Mundiais do Desenvolvimento Sustentável com foco no processo
educacional, discutindo as políticas que emergiram a partir desses encontros, em seguida
debatemos o projeto escolar e sua interligação com a sustentabilidade, fazendo relatos
referentes aos aspectos sociais que abrangeram as fases da execução. Após, analisamos as
práticas, suas contribuições e perspectivas para os envolvidos. O estudo tem uma abordagem
de caráter qualitativo, tendo em vista o interesse nas relações sociais dos sujeitos, através da
pesquisa documental, bibliográfica e mediante a técnica de observação participante
assistemática acompanhamos, discutimos e analisamos o projeto de intervenção escolar e sua
relação com a dimensão social da sustentabilidade. Sendo assim, o projeto analisado serve
como base na escola para fortalecer as relações de vivências, debater temas pertinentes no
mundo atual e exercer práticas de convivência cotidiana com o intuito de modificar o contexto
do qual pertencem, através das ações das fases executadas. Observou-se que a integração
escola, aluno e projeto de intervenção percorreu a sustentabilidade associada a dimensão
social através das relações entre os educandos e o meio de vivência escolar através das
práticas cotidianas, que permitiram aos discentes na sua diversidade cultural exercerem ações,
opiniões e em coletividade cooperarem para as mudanças da realidade vivida.Contribuições
que poderão colaborar para um olhar da importância do desenvolvimento de um projeto
escolar em um contexto das relações sociais de diversas culturas e a inserção do sujeito como
transformador do meio social.