Banca de QUALIFICAÇÃO: TAMYRIS MADEIRA DE BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TAMYRIS MADEIRA DE BRITO
DATA : 25/02/2019
HORA: 15:00
LOCAL: CAMPUS CRATO
TÍTULO:

A educação é a base para formação de seres humanos dotados da dimensão holística e da ética do respeito à diversidade do fluxo da natureza, bem como o respeito à diversidade de culturas, como corolários para a vida sustentável, ou seja, uma vida digna, pautada na equidade, no respeito às diferenças culturais, e na minoração das desigualdades regionais.

A partir desta compreensão acerca do papel da educação para a sustentabilidade, em prol do direito constitucional ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, passamos a observar que a gestão negociada e contratual é a chave para se alcançar um aproveitamento sensato da natureza, possibilitando a construção de uma boa sociedade. Para isso, os cursos de nível superior, em especial os Cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social, podem promover a interdisciplinaridade e a cultura de paz como vetores para a sustentabilidade (a qual deve ser considerada como eixo transversal em todos os níveis de ensino, conforme a Lei n o 9394/96 — Lei de Diretrizes e Bases da Educação).

Este estudo tem por objetivo principal identificar nos currículos dos cursos de graduação e nas práticas pedagógicas dos docentes, de uma IES da Região Metropolitana do Cariri, a valoração da cultura de paz e da mediação de conflitos como possibilidade de uma educação para a sustentabilidade, colaborando para o desenvolvimento regional sustentável.

Como objetivos específicos esta pesquisa pretende explicitar o ordenamento legal da

 

educação superior brasileira e os princípios que norteiam as práticas docentes; identificar a presença, nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação em Direito, Serviço Social e Psicologia, da cultura de paz na sua relação com a mediação de conflitos e analisar as práticas pedagógicas e a didática apiicada pelos docentes nas disciplinas de mediação dos mencionados cursos.


PALAVRAS-CHAVES:

Cultura de paz, currículo, mediação, sustentabilidade


PÁGINAS: 36
RESUMO:

Resumo da Qualificação:

A educação é a base para formação de seres humanos dotados da dimensão holística e da ética do respeito à diversidade do fluxo da natureza, bem como o respeito à diversidade de culturas, como corolários para a vida sustentável, ou seja, uma vida digna, pautada na equidade, no respeito às diferenças culturais, e na minoração das desigualdades regionais.

A partir desta compreensão acerca do papel da educação para a sustentabilidade, em prol do direito constitucional ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, passamos a observar que a gestão negociada e contratual é a chave para se alcançar um aproveitamento sensato da natureza, possibilitando a construção de uma boa sociedade. Para isso, os cursos de nível superior, em especial os Cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social, podem promover a interdisciplinaridade e a cultura de paz como vetores para a sustentabilidade (a qual deve ser considerada como eixo transversal em todos os níveis de ensino, conforme a Lei n o 9394/96 — Lei de Diretrizes e Bases da Educação).

Este estudo tem por objetivo principal identificar nos currículos dos cursos de graduação e nas práticas pedagógicas dos docentes, de uma IES da Região Metropolitana do Cariri, a valoração da cultura de paz e da mediação de conflitos como possibilidade de uma educação para a sustentabilidade, colaborando para o desenvolvimento regional sustentável.

Como objetivos específicos esta pesquisa pretende explicitar o ordenamento legal da

 

educação superior brasileira e os princípios que norteiam as práticas docentes; identificar a presença, nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação em Direito, Serviço Social e Psicologia, da cultura de paz na sua relação com a mediação de conflitos e analisar as práticas pedagógicas e a didática apiicada pelos docentes nas disciplinas de mediação dos mencionados cursos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 471.846.124-34 - ADRIANA DE ALENCAR GOMES PINHEIRO - FAPCE
Interno - 348.726.123-53 - FRANCISCA LAUDECI MARTINS SOUSA - URCA
Externo à Instituição - MIGUEL ÂNGELO SILVA DE MELO - UPE
Interno - 232.480.843-91 - ZULEIDE FERNANDES DE QUEIROZ - URCA
Notícia cadastrada em: 25/02/2019 10:05
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