INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA/SURDA NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/LIBRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI.
LIBRAS. DEFICIENTE AUDITIVO. EDUCAÇÃO DE SURDOS.
O desenvolvimento foi galgado por muito tempo com o aspecto de crescimento econômico, onde países buscaram atingir metas e índices “satisfatórios” que chancelariam o status de desenvolvidos. Dessa forma, deixavam de lado as necessidades oriundas da coletividade e inerentes aos sujeitos. Posteriormente, esses indicadores ganham nova vertente e passam a tratar o homem como meio para aferir o desenvolvimento, incorporado à sustentabilidade, com resguardo dos bens materiais e naturais, onde a geração presente pode usufruir desses, sem comprometê-los para futuras gerações. Para que isso ocorra é necessário que o indivíduo se desenvolva de forma integral, e o Estado tem um papel preponderante na garantia do bem-estar do indivíduo, independentemente de condições biológicas, psíquicas e sociais. Entretanto, durante muitos anos alguns grupos sociais, como os portadores de alguma deficiência ou limitação, como por exemplo, os deficientes auditivos/surdos viveram excluídos do meio socioeducativo e profissional, por falta de políticas ou cumprimento dessas que garantissem sua participação na sociedade. No Brasil, recentemente, tem havido incentivos para a mudança deste cenário e a formação de professores para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) tem contribuído para a inclusão dessas pessoas, sobretudo no meio trabalhista e, consequentemente, milhares de surdos serão beneficiados por esse processo educativo. Este estudo tem por objetivo analisar o processo de implantação do Curso de Letras/Libras na Universidade Federal do Cariri (UFCA) e seu impacto como mecanismo de promoção dos direitos da pessoa com deficiência auditiva. Pretende-se alcançar tais objetivos através de uma metodologia mista descritiva e analítica, que envolve métodos qualitativos e quantitativos de forma fenomenológica e exploratória. Será analisado o Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC), aplicados questionários semiabertos e aplicação da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) para os sujeitos envolvidos: dirigentes de entidades, servidores e alunos do curso de Letras/Libras da UFCA. A análise de dados ocorrerá com o auxílio dos programas IRAMUTEQ e R.