EDUCAÇÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA E DIMENSÃO SOCIAL DA SUSTENTABILIDADE NO CEARÁ: UM ESTUDO SOBRE A VISÃO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA CEARENSE, NO ANO DE 2020.
EDUCAÇÃO ESCOLAR, PANDEMIA, SUSTENTABILIDADE, JUAZEIRO.
Próximo do encerramento do ano de 2019, o mundo foi surpreendido com a informação do surgimento de um novo vírus corona, cujo comunicado foi realizado pelas autoridades chinesas à Organização Mundial da Saúde (OMS), que de pronto classificou o novo vírus como danoso ao ser humano por seu elevadíssimo nível de contágio e mortandade.
Em 30 de janeiro de 2020, a OMS determinou que o surto da doença causado pelo novo Coronavírus (SARS-Cov-2) caracteriza-se em uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional – o mais elevado patamar de alerta da Organização, conforme orientado no Regulamento Sanitário Internacional.
Diante da gravidade da situação, a OMS prontamente comunicou para a comunidade internacional procedimentos elementares urgentes a serem devidamente acatados pelos países envolvidos no referido processo epidêmico, cujas ações compreendem o isolamento e tratamento dos casos de fato identificados, exames e teste de modo abrangente e distanciamento social.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO, 2020) informou em março de 2020 que mais de 776 milhões de alunos distribuídos no mundo deixaram de frequentar as salas de aula devido a disseminação e o contágio do novo Coronavírus - o SARS-CoV-2, caracterizado como pandemia.
Os órgãos públicos de saúde orientam o distanciamento social, oportunizando a permanência das pessoas em suas residências, deslocando-se tão somente em momentos extremamente essenciais. “O isolamento social é o estado no qual a pessoa tem pouco contato com outras pessoas, tem uma quantidade mínima de contatos sociais e há dificuldade na manutenção e qualidade dos relacionamentos” (NICHOLSON, 2009).
Os países dependem, essencialmente, do desenvolvimento das ciências e avanços tecnológicos pensados e originados em universidades e agencias de pesquisas, não sendo possível, assim, a educação estacionar, mesmo em tempos adversos. O aluno é formado para gerenciar e protagonizar o seu futuro (ALMEIDA JUNIOR et al., 2019).
Dessa forma, é vital que novas tecnologias necessitam ser desenvolvidas e aplicadas para que em tempos de pandemias a educação seja contínua e ininterrupta, permitindo o aprimoramento das vocações e do desenvolvimento dos estudantes brasileiros (ALMEIDA JUNIOR et al., 2019).