Políticas Públicas Educacionais em Tempos de Pandemia: uma análise da relação extensão universitária e Desenvolvimento Sustentável na Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Extensão universitária. Desenvolvimento Sustentável. Sustentabilidade. Universidade. Educação.
A presente pesquisa tem como objetivo analisar como ocorre a emissão e recepção das práticas extensionistas desenvolvidas pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) sob a perspectiva do desenvolvimento regional sustentável no atual contexto da pandemia da COVID-19 e isolamento social. De tal forma, é orientada pela seguinte questão norteadora: Como a UFCA tem contribuído para a promoção do desenvolvimento sustentável local a partir das suas experiências de extensão no município de Juazeiro do Norte – CE em tempos de pandemia e isolamento social? Assim sendo, constituem-se como objetivos específicos: a) refletir sobre a relação teórico-prática entre extensão universitária e desenvolvimento regional sustentável; b) compreender a perspectiva de extensão universitária empreendida pela UFCA a partir de seus documentos institucionais; e c) identificar a como a UFCA tem conduzido os projetos e programas de extensão no contexto do isolamento social. Para tanto, delimita-se como campo de estudo a UFCA, no contexto dos seus programas e projetos de extensão nas áreas de educação, meio ambiente e trabalho no ano de 2020. Outrossim, o percurso metodológico que orienta a pesquisa consiste em um estudo de caso de abordagem descritiva e análise qualitativa dos resultados. Definiu-se enquanto sujeitos dessa pesquisa: alunos/bolsistas de extensão, docentes, sendo esses representados por uma amostragem que ocorrerá mediante a seleção dos projetos e programas de extensão universitária a partir das áreas anteriormente mencionadas. Como resultado, espera-se compreender como a UFCA tem desenvolvidos suas ações de extensão universitária e quais os efeitos dessas ações no contexto local.