Banca de DEFESA: JOHN WEBERT CRUZ FRANCELINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOHN WEBERT CRUZ FRANCELINO
DATA : 01/02/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Crato
TÍTULO:

ESTIMATIVA DO RISCO DE CONTAMINAÇÃO POR MARCADORES QUÍMICOS NOS PERÍMETROS IRRIGADOS DA BACIA DO RIO SALGADO


PALAVRAS-CHAVES:

Água subterrânea. Bacia do Salgado. Poluição agrícola. Preservação ambiental. Contaminação do solo. Gestão pública ambiental.

 


PÁGINAS: 88
RESUMO:

O Brasil é um dos grandes produtores agropecuários do mundo e um grande consumidor de insumos, incluindo os agroquímicos. Apesar dos benefícios no controle de pragas, o uso indiscriminado desses ativos pode acarretar diversos prejuízos ambientais. Sendo assim, esse trabalho busca realizar o levantamento dos principais ingredientes ativos de agrotóxicos comercializados em áreas específicas da bacia do rio Salgado, Ceará, Brasil, e seus respectivos riscos de contaminação da água e solo. Realizou-se a amostragem de solo em 18 pontos da bacia, nos perímetros irrigados de Icó e Mauriti, no ano de 2019, com o objetivo de detectar e quantificar marcadores químicos e metais pesados e relacioná-los às propriedades físico-químicas do solo. Bem como, o inventário dos produtos comercializados na região de estudo foi levantado por meio do cadastro online da SEMACE e sistema AGROFIT online. Para identificar o potencial de contaminação das águas, aplicaram-se os índices GOSS superficiais e GUS, GSI, LIX, EPA, LEACH, RLPI para subterrâneas. Foram realizadas analises da composição físico-química (pH, MO), detecção de pesticidas por HPLC e metais no solo. Verificou-se 57 princípios ativos com classe química definida e o composto denominado óleo mineral. Quanto ao potencial de periculosidade ambiental, a maioria dos ativos (51.48 %) pertence classe II (produto muito perigoso) e natureza toxicológica 43.56 % são classe III (medianamente tóxicos). Predominam frações arenosas e baixos níveis de matéria orgânica, que associados intensificam o risco a contaminação dos solos e corpos hídricos na área de estudo. Os teores de MO nos dois perímetros irrigados variaram de 0.8% e 5.4% em Mauriti e de 0.8% a 4.1% em Icó. As frações humificadas do solo representam 8.1% e 6.1 % do carbono orgânico em Mauriti e Icó, respectivamente. As concentrações detectadas para os metais, Cd, Cr, Pb e Zn apresentam-se dentro dos limites recomendados. O cromo apresentou concentração média de 12.87 mg kg-1, o chumbo 31.75 mg kg-1, o zinco 45.85 mg kg-1, o colbato 16.48 mg kg-1, o cobre 42.27 mg kg-1, o níquel 11.19 mg kg-1. Os solos apresentam elevados teores de Deltametrina, que variam de 32 a 1560 ng g-1, e Cipermetrina, de 28 a 1463 ng g-1. O presente estudo contribui para o desenvolvimento de ações e públicas voltadas à promoção da sustentabilidade desta região semiárida.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRÉ HENRIQUE BARBOSA DE OLIVEIRA - UFC
Presidente - 1513585 - FRANCISCO JOSE DE PAULA FILHO
Interno - 1548701 - FRANCISCO ROBERTO DE AZEVEDO
Notícia cadastrada em: 08/01/2021 09:30
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - --------- | Copyright © 2006-2024 - UFCA - sig04-prd-jne.ufca.edu.br.sig4