Banca de DEFESA: LEONCIO GONÇALVES RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEONCIO GONÇALVES RODRIGUES
DATA : 30/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET
TÍTULO:

CULTIVO HIDROPÔNICO EM SISTEMA NFT COM AUTOMAÇÃO DA IRRIGAÇÃO, EM FUNÇÃO DA TEMPERATURA E UMIDADE DO AR, COMO ALTERNATIVA PARA O SEMIÁRIDO. 


PALAVRAS-CHAVES:

Cultivo sem solo, Arduino, Desenvolvimento Sustentável, Salinidade. 


PÁGINAS: 109
RESUMO:

A região semiárida do Brasil é fortemente castigada pelas secas recorrentes, com grande parte de seus solos com embasamento cristalino, o que confere qualidade inferior às águas de seu subsolo. O emprego da irrigação nessa região, nem sempre é viável, por consequência da quantidade hídrica limitada ou má qualidade da água e das condições de solos rasos. A hidroponia, no entanto, não tem restrição quanto ao solo e as culturas cultivadas sob cultivo hidropônico são mais tolerantes a salinidade, o que permite o uso de águas mais salinas ou salobras. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi avaliar o desempenho da alface Crespa sob diferentes níveis de salinidade da solução (1,5, 2,0, 2,5, 3,0 e 3,5 dS m-1) em um sistema hidropônico NFT (Nutrient Film Technique) automatizado e alternativo, e assim, verificar até que nível de salinidade é possível explorar economicamente essa cultura com águas salinas ou salobras. Construiu-se três bancadas B1, B2 e B3 divididas nos blocos BL1, BL2, BL3, BL4, BL5 com 5 tratamentos (A, B, C, D e E) e 4 repetições, em um esquema fatorial de 5 x 5 x 4. Para a pesquisa foi desenvolvido um sistema automatizado para a irrigação com uso de Arduino e sensores de temperatura e umidade. Foram avaliados dados climáticos (Temperatura e Umidade do ar), físico-químicos da água solução nutritiva (CE, pH e Temperatura), dados morfológicos da planta (Número de folhas, Diâmetro caulinar, Massa fresca total, Massa fresca folhas e Massa frescas das raízes). A germinação da alface cv. Moana foi de 89,53%. O controle do pH e CE é essencial para o para produção das mudas e crescimento das plantas em cultivo hidropônico, visto que estes indicam a disponibilidade e quantidade de nutrientes. O consumo de energia demonstra ser inferior ao sistema de intervalos, fixos. Quanto a salinidade verificase diferença significativa ao nível de 5% de probabilidade para massa de folhas frescas e massa fresca total entre os tratamentos, aonde os níveis de 1,5 e 2,0 ds m-1 apresentaram maiores médias. Concluiu-se que o sistema de automação proposto é uma alternativa viável, a estrutura alternativa empregada foi adequada, e que a alface para as condições do experimento não apresenta desenvolvimento a níveis superiores a 2,0 dS m-1.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALAN BERNARD OLIVEIRA DE SOUSA - UFC
Presidente - 1239724 - ANA CELIA MAIA MEIRELES
Interno - 1643899 - CARLOS WAGNER OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 21/03/2022 13:53
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - --------- | Copyright © 2006-2024 - UFCA - sig04-prd-jne.ufca.edu.br.sig4