ANÁLISES E PERSPECTIVAS DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR FEDERAL DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ
Administração Pública. Sustentabilidade. Instituições de Ensino Superior. Planejamento Institucional. Gestão Ambiental. Planos de Sustentabilidade.
A Sustentabilidade passou ser tema constante das discussões no mundo. No âmbito das organizações o tema se apresenta não apenas como uma melhoria da perspectiva ambiental, mas também atua na dimensão econômica e social. Desta forma os Planos de Logística Sustentável devem fazer parte dos planejamentos dos órgãos, sejam públicos ou privados. No âmbito público, o governo federal brasileiro editou o Decreto 7.746/12, alterado pelo Decreto 9.178/17, que em conjunto com a Instrução Normativa n.º 10/2012 determinam que todos os órgãos públicos federais, elaborem Planos de Gestão de Logística Sustentável (PLS). As Instituições de Ensino Superior (IES), inseridas na obrigatoriedade da adoção de um PLS, tem papel crucial nesta seara, pois, contribuem para formação do senso crítico e na difusão de conhecimentos dos futuros tomadores de decisões, alterando as demandasdemercadoecontribuindoparaalteraçãodascadeiasprodutivas.Partindodessa necessidade legal e de sustentabilidade, a presente dissertação tem como objetivo sugerir a uma IES uma proposta de ações chave a serem adotadas para a construção do referido PLS. Inicialmente, através de uma abordagem quali-quantitativa e por dados secundários, foi possível condensar o número de IES com planos implementados e as possíveis causas da não adesão das IES federais brasileiras. Realizada ainda uma pesquisa exploratória e qualitativa junto ao órgão objeto de estudo vislumbrando as ações de sustentabilidade já adotadas, sendo possível verificar que a IES não se manteve distante do que é necessário, sendo que ainda carece de articulação e de uma maior divulgação e conhecimento sobre o tema por parte da equipe gestora. Por fim, utilizando a pesquisa exploratória, bibliográfica e estudos de caso, foi possível elencar um plano com ações chave, pelo método 5W2H, a serem desenvolvidas no intuito de implementação de um PLS na instituição estudada. Os resultados apresentados evidenciam uma proposta de ações objetiva e sistemática para adoção por parte da IES de um PLS pleno e funcional.