ARQUITETURA SUSTENTÁVEL E BIOCONSTRUÇÃO: TEORIA E APLICABILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL NO CARIRI CEARENSE
Projeto Arquitetônico; Soluções Ecoeficientes Integradas; Região Metropolitana do Cariri; Construção Civil; Sustentabilidade.
A construção civil tem forte impacto na crise ambiental mundial que vivemos por trabalhar com formas de produção insustentáveis, nocivas em sua interferência no meio ambiente. As construções residenciais, por terem forte participação nesse setor, também são alvo de preocupação para mudanças de práticas necessárias. Diante dessa problemática, o presente estudo se debruça na análise de como projetos arquitetônicos residenciais unifamiliares podem nortear o setor da construção civil de maneira mais sustentável. A partir de um objetivo geral que buscou investigar a relação de projetos arquitetônicos residenciais unifamiliares caririenses com critérios ambientais, econômicos e sociais de sustentabilidade voltados à construção civil, teve como objetos empíricos de estudo duas residências unifamiliares localizadas no Cariri cearense (municípios de Crato e Missão Velha), projetadas e cujas execuções foram gerenciadas pela autora da pesquisa. O estudo teve naturezas qualitativa e exploratória, e acionou diversos procedimentos metodológicos, dentre os quais se destacam a revisão bibliográfica (que deu todo o embasamento teórico da pesquisa) e estudos de caso (para a análise dos quais foi necessário criar um método de análise). Dentre os principais resultados alcançados tem-se: a demonstração de como Soluções Ecoeficientes Integradas podem favorecer construções menos agressivas ao meio ambiente, sem deixar a desejar na qualidade construtiva e de habitabilidade para seus usuários; a correlação dessas soluções não apenas com as três dimensões da sustentabilidade, mas com as intersecções existentes entre elas; a necessidade de pensar o projeto arquitetônico articulado com a sua execução e com toda a cadeia produtiva da construção; e a ratificação da viabilidade ambiental, econômica e social da bioconstrução frente a outras construções convencionais, seguindo tendência apresentada em estudos que vêm sendo realizados na área. Nas conclusões do trabalho são relatadas as metas alcançadas, as limitações da pesquisa, suas principais contribuições acadêmicas, sociais e para um desenvolvimento regional sustentável, bem como as perspectivas futuras esperadas frente a sua apresentação à comunidade.