Transtorno do espectro autista e desenvolvimento escolar: um estudo de coorte de estudantes do ensino fundamental da rede pública
Ensino e Aprendizagem. Inclusão. Transtorno do Espectro Autista. Escolaridade.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio associado ao neurodesenvolvimento com dificuldade de socialização, comunicação, atividades repetitivas e restritas. As causas ainda não são bem definidas, mas podem ter relação com fatores genéticos, ambientais e neurobiológicos. Dados demonstram que a disfunção do processamento sensorial das criançascom TEA pode chegar a 90%. Este estudo tem como objetivo avaliar a associação entre o Transtorno do Espectro Autista e o desempenho escolar de estudantes do ensino fundamental da rede pública de Araripe – CE. Trata-se de um estudo de coorte prospectivo,associado a estudo descritivo qualitativo com 46 estudantes cursando do 2o ao 9o ano em 11 escolas municipais de ensino fundamental situadas no município de Araripe, Ceará, sendo 23 com TEA e 23 sem TEA. Este último grupo será formado de forma aleatória e será pareado ao grupo com TEA por série de estudo (1:1). Além disso, gestores e professores também participarão do estudo, visando captar a concepção destes profissionais sobre o processo ensino aprendizagem dos estudantes com TEA através de uma entrevista guiada por roteiro. Aanálise dos dados ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira referente ao desempenho escolar através das notas que constam nos boletins, e a segunda será a análise de conteúdo proveniente dos questionários aplicados aos profissionais. O projeto será submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Cariri- UFCA por meio da plataforma Brasil.