PATRIMÔNIO PEDOLÓGICO DE NOVA OLINDA (RMCARIRI, CEARÁ): INVENTÁRIO, GEOCONSERVAÇÃO & SUSTENTABILIDADE
Geodiversidade. Geoconservação. Inventário. Pedossítios.
O patrimônio pedológico abrange a diversidade de solos e suas características, além de seu papel vital na preservação da biodiversidade, na produção de alimentos, na redução dos efeitos das mudanças climáticas e na prevenção da erosão do solo, entre outros fatores. Este patrimônio, com suas qualidades excepcionais, merece atenção especial e deve ser protegido por meio de estratégias de geoconservação, notadamente em um município inserido no contexto semiárido do Nordeste brasileiro. Nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar o patrimônio pedológico do município de Nova Olinda, Ceará, cujo alcance se deu através dos seguintes objetivos específicos: i) Elaborar um inventário pedológico de Nova Olinda, perfazendo uma caracterização qualitativa dos solos no município; ii) Realizar uma avaliação quantitativa do inventário pedológico e propor uma classificação dos pedossítios do município de Nova Olinda, considerando seu valor educativo e os riscos de degradação; iii) Propor estratégicas de geoconservação e utilização sustentável dos solos, promovendo a divulgação, valorização e sustentabilidade do patrimônio pedológico do município inventariado e avaliado. A área de estudo escolhida para esta pesquisa foi o município de Nova Olinda, situado no sul do estado do Ceará, na região Nordeste do Brasil. O município abriga seis classes de solos em seu território, essa diversidade pedológica, considerando sua importância para a sustentabilidade ambiental, pode desempenhar um papel fundamental para atividades de geoeducação na região, cerne das propostas geoconservacionistas feitas. O roteiro metodológico desenvolvido para buscar os objetivos propostos foi de abordagem qualitativa e quantitativa, sendo realizados levantamentos e trabalhos de campo, levantamentos bibliográfico e cartográfico em gabinete, e mapeamento dos pedossítios selecionados em gabinete. Durante a pesquisa de campo foram inventariados seis pedossítios em um percurso de aproximadamente 25 km, os quais foram avaliados qualitativamente, utilizando uma ficha desenvolvida especificamente para a pesquisa e, também, quantitativamente. A quantificação, em específico, voltou-se para a avaliação do Potencial de uso educacional (VEd) e do Risco de Degradação (RDe), a partir do método proposto por Brilha (2016). Tais avaliações suscitam diversas estratégias para os locais inventariados, pois, por exemplo, dentre os pedossítios, aqueles que apresentaram um elevado valor de risco de degradação e um alto valor do potencial educacional, são os que precisam ter ações de conservação prioritárias. A partir da avaliação quantitativa foram detectados, ainda, dois pedossítios com alto risco de degradação, mas concluiu-se que o pedossítio Argissolo Vermelho apresenta uma maior ameaça em relação à sua integridade física, devido estar em uma área privada, sendo utilizada para agricultura e pecuária, atividades que se manejadas de forma incorreta podem causar impactos ao solo. A partir dessas análises, foram propostas estratégias de geoconservação e de utilização sustentável dos solos, através da abordagem educacional dos locais, visando promover a divulgação, valorização e sustentabilidade do patrimônio pedológico do município