Interfaces do Planejamento e da Governança Metropolitana no Interior do Ceará: uma análise comparativa entre Juazeiro do Norte e Sobral
desenvolvimento sustentável; planejamento urbano; governança metropolitana; Regiões Metropolitanas do interior cearense.
Este trabalho analisa as interfaces entre o planejamento urbano e a governança metropolitana nas Regiões Metropolitanas de Juazeiro do Norte e Sobral, localizadas no interior cearense. Considerando o acelerado crescimento urbano e a complexidade socioeconômica que envolvem as áreas metropolitanas, torna-se imperativo avaliar como os Planos Diretores e os Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUIs) da RMCariri e da RMSobral abordam aspectos que tratam das funções públicas de interesse comum e a governança interfederativa. A pesquisa, de caráter exploratório e qualitativo, utiliza análise documental, estudo de caso e pesquisa de campo a fim de investigar os respectivos processos de revisão dos PDs, bem como a implementação dos PDUIs. Resultados preliminares direcionam que embora existam esforços significativos de integração regional, persistem desafios relacionados à coordenação entre os entes federativos e à implementação das políticas urbanas. A pesquisa indica recomendações para aperfeiçoar a governança metropolitana e fortalecer o planejamento urbano nessas regiões estudadas, o que contribui para o desenvolvimento sustentável conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU.